A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu nesta última quarta-feira (26/02/14) o 6º Encontro Regional, com o objetivo de discutir os desafios da agricultura mineira. O evento realizado no anfiteatro campus Dona Lindu (Universidade Federal São João Del-Rei), contou com a presença do prefeito Vladimir Azevedo, do secretário de Estado da Agricultura, o deputado federal, José Silva, do secretário adjunto, Paulo Romano, o secretário municipal de Agronegócios, Paulo Marius, além de lideranças do agronegócio da região.
Na oportunidade o secretário de Estado e o prefeito Vladimir assinaram convênio celebrando, que diz respeito a entrega de kits feira livre, viabilizado pelo programa ‘Minas sem Fome’, com o objetivo de apoiar os produtores rurais e agricultores familiares, na realização de venda direta, assegurando padrão de conforto e higiene.
Para o prefeito Vladimir Azevedo, O tema ‘Agenda Estratégica – Desenvolvimento Sustentável da Agricultura de Minas Gerais 2014 – 20130’ é um eixo forte. “Tudo isto com equilíbrio e em cima dos papeis social, ambiental e econômico, são três eixos que compõem a palavra sustentável de maneira bem forte”, comentou.
Vladimir destacou ainda em seu discurso, a atenção dada ao setor dede a sua primeira gestão. “A agricultura é cada vez um desafio maior. Temos aqui bons exemplos em nossa cidade que construímos junto a Aprafad e com o Sindicato, como no Programa de Aquisição de Alimentos(PAA) e merenda escolar, que geram renda para o agronegócio, movimentando assim mais de R$ 2 milhões por ano na economia do município”, disse.
Segundo o secretário Zé Silva, estes encontros são fundamentais, porque servem de plataforma para o debate sobre o desenvolvimento da agricultura e pecuária em Minas Gerais e no país. “Estamos ouvindo os diferentes setores, pois queremos que essas ações sejam integradas e que o processo seja uma construção coletiva”, acrescentou.
Zé Silva disse ainda que, após ouvir os representantes dos diversos segmentos, será elaborado um documento final que vai contar com a colaboração de especialistas e pessoas renomadas do agronegócio mineiro e nacional, como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli. “Ao todo são sete encontros. Teremos ainda o Presidente da Embrapa, Maurício Lopes; o pesquisador da Embrapa, Paulo Martins; o especialista em políticas públicas, Sérgio Paganini e o sociólogo Rudá Ricci, na elaboração final deste documento”, afirmou.
O deputado federal Domingos Sávio, e o estadual Fabiano Tolentino, foram representados por assessores na abertura dos trabalhos.
Produção regional
Dados da secretaria de Estado da Agricultura mostram que a região Centro-Oeste se destaca na produção de tomate com aproximadamente 59 mil toneladas, que representam 13% da produção estadual e milho com a produção 611 mil toneladas (8%). A produção café é de 116 mil toneladas (7%) e a de cana-de-açúcar gira em torno de 3,7 milhões de toneladas (5%).
A avicultura é um segmento significativo na região. O plantel de aves de corte é de 16 milhões de cabeças, que representam 17% do total de aves no estado. As aves de postura somam 3 milhões cabeças e a produção de ovos da região é de 52 mil dúzias (14% da produção mineira de ovos). Já o rebanho bovino reúne 1,8 milhão de cabeças (8%).