A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), considerando os resultados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) e a previsão de aumento nos casos de dengue devido ao período endêmico, adotou novas medidas para fortalecer o combate à doença.
Com as novas portarias organizativas, os agentes de endemias terão a obrigação de realizar, no mínimo, 25 visitas diárias para receberem integralmente o auxílio deslocamento. A alteração elimina a possibilidade de acumulação de visitas em determinados dias, uma prática que, devido à média apurada, permitia que alguns dias tivessem um número menor de visitas.
Agora, o número de visitas será apurado diariamente, garantindo constância e eficácia nas ações de combate ao Aedes Aegypti. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando o número de mutirões de limpeza nos finais de semana, abrangendo mais bairros em menos tempo.
A Prefeitura de Divinópolis reforça seu compromisso com a prevenção, orientação e combate à dengue, mas destaca que a colaboração da população é fundamental para alcançar os resultados esperados. A população deve dedicar 10 minutos diários para inspecionar locais que possam acumular água parada, como vasos de plantas, calhas e ralos, além de proteger recipientes e participar dos mutirões de limpeza, descartando itens que possam servir de criadouros.
Juntos, podemos vencer a dengue!