A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fiscalização e Obras Públicas (Semfop) realizou o projeto essencial para a melhoria da infraestrutura urbana: o sistema de drenagem pluvial da rua Ibituruna, no bairro Santo Antônio. Este projeto visa solucionar problemas históricos de alagamentos e garantir maior segurança e qualidade de vida aos moradores da região.
Com um investimento estimado em R$ 4 milhões, o projeto elaborado inclui diversas etapas e componentes técnicos, garantindo assim que a água seja coletada, transportada e despejada de forma eficiente e segura. A obra irá coletar as águas pluviais das ruas São Paulo, Minas Gerais e Goiás, direcionando-as para o sistema de drenagem da Rua Ibituruna. Os principais elementos o projeto são:
- Estudo Hidrológico e Hidráulico;
- Definição de Áreas de Coleta (Bacias de Drenagem);
- Rede de Coleta e Transporte;
- Pavimentação e Adequação das Vias;
- Ações Ambientais;
- Manutenção e Acompanhamento.
Esses são os principais elementos que devem ser considerados em um projeto de drenagem pluvial. O objetivo é garantir que a água da chuva seja desviada de forma segura e eficiente, evitando problemas como alagamentos, erosões e comprometimento da infraestrutura urbana.
Este projeto de drenagem pluvial é fundamental para o controle das águas da chuva, evitando danos à via e proporcionando maior fluidez ao tráfego local, além de prevenir riscos de alagamentos nas épocas de chuvas intensas. A obra também representa um avanço significativo na melhoria das condições de infraestrutura do município, beneficiando diretamente a população e os comerciantes da área.
A Prefeitura está, desde já, buscando todas as possibilidades de financiamento para viabilizar a execução deste projeto, com especial foco em emendas parlamentares que possam garantir os recursos necessários para sua realização.
A Prefeitura também reitera que está diuturnamente trabalhando de maneira incansável para atrair novos recursos e parcerias, com o objetivo de realizar mais obras essenciais, realizar novos investimentos em infraestrutura, seguir aprimorando os serviços prestados aos cidadãos e garantir que a cidade toda continue a crescer de forma planejada e sustentável.