Semusa orienta pacientes diabéticos a levarem o medicamento fornecido pelas farmácias públicas para a UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, visando otimizar o uso do estoque disponível e priorizar emergências.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa à população que, devido a um problema de abastecimento de insulina em âmbito nacional, muitos municípios, incluindo Divinópolis, estão enfrentando dificuldades para garantir a aquisição regular deste medicamento essencial para o tratamento de diabetes.
Em Divinópolis, a Semusa tem adotado medidas para minimizar os impactos dessa escassez. A Secretaria de Saúde, com uma gestão eficiente de estoques, tem trabalhado com um processo de compras mais robusto, permitindo que o município suporte, sem descontinuidade, eventuais faltas momentâneas de medicamentos. Graças a isso, as farmácias públicas da cidade seguem fornecendo regularmente a insulina aos usuários cadastrados.
No entanto, a UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, que é gerida pelo CIS-URG, está sendo impactada pela indisponibilidade de insulina, pois o consórcio de saúde não tem conseguido adquirir o medicamento para distribuição. Como alternativa, a unidade está orientando os pacientes diabéticos, que já fazem uso contínuo de insulina, a levarem o medicamento fornecido pelas farmácias municipais ao se dirigirem à UPA.
Essa medida visa otimizar o uso do estoque disponível na UPA, que deve ser priorizado para atender casos emergenciais de hiperglicemia. A Secretaria de Saúde e o CIS-URG estão trabalhando ativamente para regularizar o fornecimento de insulina o mais rápido possível, dentro das condições e limitações atuais.
A Prefeitura de Divinópolis reitera seu compromisso em garantir a continuidade do atendimento à saúde de todos os munícipes e orienta que, em caso de dúvidas, os pacientes procurem a farmácia pública mais próxima ou a UPA para mais informações.