Comitê discute estratégias de prevenção e apresenta dados do LIRAa, apontando risco médio de epidemia e a importância da atuação domiciliar no combate ao Aedes aegypti.
A Prefeitura de Divinopolis, por meio da Secretaria Municipal de Saude (Semusa) e Diretoria em Vigilancia em Saúde, realizou ontem (11/11), mais uma reunião do Comitê Municipal Gestor de Políticas de Enfrentamento das Arboviroses.
O objetivo é a manutenção dos trabalhos, prevenção e controle de doenças, em especial, ao vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Durante o encontro foram apresentados dados importantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Foram discutidas ideias e estratégias de enfrentamentos às endemias.
Entre os números apresentados, destacam-se os dados fornecidos pelo quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A atual pesquisa foi feita em 169 bairros, com 5.939 imóveis vistoriados. O índice de infestação médio do município resultou em 3,9%, que significa “médio risco de epidemia”, segundo parâmetro técnico do Ministério da Saúde.
“Nossa antecipação é fundamental no enfrentamento. Por isso o comitê se reúne periodicamente para traçar planejamento mediante estudos. É importante salientar os números do LIRa: 89% dos focos estão dentro das próprias residências”, salienta a Diretora da Vigilância de Divinópolis, Érika Camargos.
A Prefeitura de Divinópolis continuará com a intensificação das ações de campo e ações educativas, de acordo com o Programa Nacional de Controle às Arboviroses e seguindo as orientações de estratégias discutidas e planejadas pelo Comitê de Enfrentamento às Arboviroses do município.