A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a Vigilância em Saúde Ambiental realizou, nos meses de julho, agosto e setembro, 118.114 visitas domiciliares dos agentes de saúde, com o objetivo de combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Deste total de visitas, 47.352 foram realizadas em julho, 30.917 em agosto e 39.845 em setembro. Este trabalho dos agentes foi realizado em todos os bairros da cidade e visa prevenir doenças como a dengue, chikungunya e a zika.
Além das visitas periódicas, os agentes de saúde atendem denúncias e solicitações da população, sobre possíveis reservatórios de água que possam servir de criatórios para o Aedes aegypti. Conforme o balanço da Semusa, de julho a setembro, foram atendidas 675 denúncias da população, sendo 196 em julho, 269 em agosto e 210 em setembro.
Durante as visitas domiciliares os agentes identificam também a necessidade de tampar com tela caixas d’água abertas, que poderiam servir de criatório do mosquito Aedes aegypti. De julho a setembro, os agentes de saúde realizaram o telamento de 91 caixas d’água, sendo, 36 em julho, 20 em agosto e 35 em setembro.
Mesmo com o trabalho intenso dos agentes de saúde, a Vigilância em Saúde Ambiental ressalta a importância da colaboração contínua da população no combate à dengue. Os moradores devem eliminar recipientes que possam acumular água em suas residências, verificar regularmente calhas, ralos e vasos de plantas, além de cobrir adequadamente caixas d'água e outros reservatórios.