A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, no dia 16 de maio foi encontrado um escorpião Escola Municipal José Carlos Pereira e, prontamente, a equipe de Vigilância Ambiental foi acionada para realizar uma vistoria no local.
Durante a inspeção, constatou-se que a escola já havia implementado diversas medidas preventivas solicitadas em vistorias anteriores pela Vigilância. Verificou-se ainda que o local onde foi encontrado o escorpião estava limpo, sem presença de folhas e sem materiais acumulados.
As ações preventivas incluíram a eliminação de frestas nos muros, pisos, paredes; adequações das tampas dos ralos; acondicionamento de brinquedos em caixas com tampa; a vistoria diária dos materiais didáticos e ambientes como salas de aula, pátio, playground e parquinho, diariamente antes dos turnos; manter área externa limpa.
No dia 6 de junho foi realizada uma busca ativa, onde foram encontrados dois escorpiões na parte externa: um localizado dentro da caixa de energia e outro atrás de uma placa de borracha na área em obra, próxima ao bueiro da rua Lagoa da Prata, ambos locais inacessíveis aos alunos.
A Semusa salienta que os escorpiões estão presentes em todo o território urbano e, frequentemente, são encontrados em redes de esgoto, caixas de fiação elétrica, entulhos, cascas de madeira e frestas em paredes. Devido às alterações climáticas, esses animais permanecem ativos durante o ano todo.
A Vigilância Ambiental reforça a importância de cuidar dos imóveis para evitar que se tornem propícios ao abrigo e à proliferação de escorpiões. Esta é a melhor forma de proteção e prevenção contra acidentes.