A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Gabinete da Vice-Prefeita, divulga que na noite desta sexta-feira (07/06) participou da solenidade em homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Afrânio Vilela, realizada no Fórum da Comarca de Divinópolis (MG). Participaram da solenidade a vice-prefeita, Janete Aparecida e o assessor especial de Governo, Dr. Fernando Henrique.
A diretora do foro, juíza Andréa Barcelos, conduziu a cerimônia que reuniu diversas autoridades, forças de seguranças, magistradas, magistrados, servidores, familiares e amigos do homenageado.
No início da sessão, a juíza Andréa Barcelos fez a apresentação do homenageado, falando de sua ligação com o estado de Minas Gerais e a cidade de Divinópolis: "Homem simples e sincero que tem o prazer em contar que sempre acreditou na Justiça e que os ensinamentos e a influência do pai foram essenciais para isso, já que o senhor José Vilela, mesmo tendo sido vítima de um erro judiciário, nunca o fez desacreditar dessa virtude cardeal".
A vice-prefeita, Janete Aparecida, se sentiu honrada em participar da solenidade de homenagem: “Há mais de 20 anos Divinópolis não recebia a visita de um ministro do STJ, portanto é uma honra receber o ministro Afrânio Vilela aqui em nossa cidade. Muito importante termos um mineiro nos representando em um espaço tão relevante. Fiquei super feliz em ver o ministro falando tão carinhosamente da nossa cidade, dos seus 112 anos e estamos sempre de braços apertos para recebê-lo novamente.”
Em nome dos juízes da comarca, o juiz Mauro Riuji Yamane, decano de Divinópolis, apresentou a trajetória profissional do ministro Afrânio e destacou que a Comarca se orgulha em receber sua ilustre presença: "Um homem com valores sólidos, de capacidade, coragem, resilência e exepcionais conquistas. Divinópolis lhe rende essa singela homenagem como forma de agradecimento a tudo que Vossa excelência fez e ainda fará para o crescimento do nosso País", disse.
O ministro Afrânio Vilela, visivelmente emocionado, agradeceu a homenagem e as palavras dirigidas a ele e falou do carinho que tem por Divinópolis: “Essa homenagem é particularmente importante porque tenho vínculos antigos com Divinópolis. De modo que é uma alegria muito grande estar aqui e receber uma homenagem. Conheço cada um dos juízes aqui de Divinópolis e vejo neles uma linha de pensamento muito parecida com a minha, que é de fraternidade, de olhar para o outro, de fazer com que a Justiça seja levada àqueles que realmente precisam dela", disse.