A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou ontem (21/5), do Seminário "Cães e Gatos em áreas urbanas: desafios contemporâneos". A ação aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte.
Durante todo o dia, foram discutidos os desafios enfrentados atualmente em relação aos manejos, cuidados, ações e enfrentamentos no serviço de castração, maus tratos, e em relação aos acumuladores de cães e gatos. Foram apresentadas legislações em vigor e as que estão em construção, além de discutir os desafios que a gestão pública enfrenta em relação a estes temas.
O evento contou com a presença do secretário de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente, Marco Túlio Silva Santos; do gerente de Regularização Ambiental, Francisco de Faria Campos Júnior; da diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos Ferreira; e da coordenadora do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), Tatiane Maria de Freitas, que estiveram com a promotora de Justiça do MPMG, Luciana Imaculada de Paula.
Vale ressaltar que as legislações relacionadas ao cuidado animal são legislações relativamente novas, portanto, demandam novas formas de atuação. O seminário foi promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, MPMG, Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).