A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que, do dia 4 a 6 de julho, o município será sede do Minascon 2024, o evento mais importante do segmento da construção no estado de Minas Gerais.
As inscrições estão abertas até 14 de junho e podem ser realizadas através do link
https://www.fiemg.com.br/area-de-interesse/minascon-2024 , onde o interessado também pode encontrar o edital com todas as informações do desafio.
Uma das atrações do Minascon 2024 será o concurso A Ponte, que é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que tem o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para a dupla vencedora do desafio, o prêmio é de R$5 mil, enquanto a vice-campeã, vai receber R$2,5 mil.
Segundo o gerente do Senai de Divinópolis, Rener Gonçalves Duarte, o concurso vai desafiar estudantes a construir protótipos de pontes com palitos de picolé e cola branca, aplicando conhecimentos de sistemas estruturais, mecânica e resistência dos materiais, criatividade e capacidade para resolver problemas. Além disso, a construção do protótipo será feita em dupla.
À medida que as fichas de inscrição forem recebidas e validadas, a participação das duplas será confirmada, seguindo uma ordem cronológica e considerando a data e a hora do recebimento. O concurso é voltado para estudantes dos cursos superiores de arquitetura e urbanismo, engenharias civil, mecânica, de produção e civil.
O Minascon é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon) Centro-Oeste, Serviço Social da Indústria (Sesi), Senai e da Fiemg, com apoio máster do Sebrae-MG, patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e, além disso, conta com apoio do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e da Caixa Econômica Federal.