Com o tema “Relacionamento afetivo e envolvimento”, o momento teve o intuito de sensibilizar as famílias quanto ao afeto com os filhos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na tarde de ontem (15/5), o 2º encontro do Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jesus Pereira da Costa, localizado no bairro Candidés.
O tema do segundo encontro foi “Relacionamento afetivo e envolvimento” e o objetivo foi sensibilizar os pais para a empatia com os filhos, mostrando a importância de se demonstrar o afeto, de participar e se envolver efetivamente na vida dos filhos, promovendo assim, reflexão sobre a qualidade da relação.
Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre a temática e, em seguida, uma dinâmica em que as mães falaram sobre as atividades preferidas dos filhos e como elas podem realizar essas tarefas junto com eles, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre a família. Foram momentos de alegria e emoção quando as mães puderam partilhar de suas experiências na educação das crianças.
O Programa de Qualidade na Interação Familiar visa sensibilizar os pais para a reflexão dos valores envolvidos na socialização e educação dos filhos. Haverá, ao todo, oito encontros, acontecendo a cada 15 dias, das 14h às 16h, no Cmei Jesus Pereira da Costa, para as famílias cujo filho está matriculado na instituição.
A atividade foi idealizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Nordeste. Os encontros são ministrados pelas técnicas de referência do Cras Nordeste, Khaity Muniz e Simone Tavares.