09 MAI 2024
Inscrições para vagas no Conselho Tutelar encerram na próxima semana
As inscrições serão para o preenchimento de vagas de titulares e suplentes para o Conselho Tutelar I e para o Conselho Tutelar II.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reforça que as inscrições para as eleições para preenchimento de vagas no Conselho Tutelar encerram na próxima quarta-feira (15/5).

Os interessados em fazer parte do processo seletivo devem realizar a inscrição através do link https://abre.ai/inscricao-suplentes-ct . As inscrições são gratuitas e as eleições serão realizadas para o preenchimento de vagas dos dois conselhos.

A prova, necessária para a determinação dos interessados que participarão das eleições, será realizada no dia 16 de junho. As eleições serão realizadas no dia 28 de julho. As informações de local e horário de prova serão posteriormente divulgadas através do site da Prefeitura, assim como as escolas onde ocorrerão as votações.

Os interessados, visando o deferimento da candidatura, devem preencher uma série de requisitos, sendo eles:

1º – comprovar a experiência na promoção, proteção ou defesa dos direitos da criança e do adolescente em entidades ou serviços que compõem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente;

2º - ser pessoa de reconhecida idoneidade moral, comprovada por certidão negativa de antecedentes criminais;

3º - curso superior completo em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e comprovado por meio da apresentação de diploma, histórico escolar ou declaração de conclusão de curso concluído até o dia da posse.

4º - estar no gozo de seus direitos políticos, comprovados pela apresentação do título de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão fornecida pela justiça eleitoral, constando estar em dia com as obrigações eleitorais;

5º - apresentar quitação com as obrigações militares, caso candidato seja do sexo masculino;

6º - não ter sido penalizado com a destituição da função de conselheiro tutelar, nos últimos cinco anos, em declaração firmada pelo candidato.

7º - ter idade superior a 21 anos comprovada por meio da apresentação de documento de identidade ou por outro documento oficial de identificação, no ato da inscrição.

8º - residir no município e nele possuir seu domicílio eleitoral, até a data da inscrição, comprovado mediante apresentação de cópia de comprovante de endereço e certidão eleitoral;

9º - participar de curso de formação específica para os inscritos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024