09 MAI 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura solicita modelagem de Novo Centro Industrial à Codemge
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), solicitou à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) a modelagem de um novo Centro Industrial para o município.

Divinópolis conta, atualmente, com três centros industriais, sendo os Centros Industriais Coronel Jovelino Rabelo e Prefeito Antônio Martins na região do Icaraí, e o Núcleo Empresarial José dos Santos Morais em Ermida, todos com alto grau de ocupação, demonstrando a vocação industrial do município.

A indústria representa 30,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Divinópolis, com R$ 22 bilhões, segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 14.453 funcionários na indústria de transformação no município e 6.797 empresas do ramo industrial. Considerando o potencial de expansão das indústrias já instaladas no município e o grande potencial de atração de novas empresas industriais e logísticas, a Prefeitura de Divinópolis avança no projeto de um novo Centro Industrial.

Após esforço de diversas áreas da Prefeitura, foi regularizada, no final de 2023, uma importante área, de aproximadamente 850 mil metros quadrados, para criação de novos centros industriais, localizada próxima ao Complexo da Ferradura. A área tem fácil acesso às rodovias e uma nova subestação de energia será construída pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em área próxima à região, que também estará próxima à ramais de gás natural no projeto implementado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

Para auxiliar o município na modelagem deste novo centro industrial, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) se dispôs a elaborar um Master Plan, que é uma ferramenta de planejamento físico-espacial do local. Portanto, nesta semana, Semdes oficializou a solicitação de apoio, encaminhando um ofício acompanhado de várias informações preliminares que haviam sido solicitadas pela Codemge.

É esperado, com isto, que, em breve, seja possível dar mais um salto no desenvolvimento econômico de Divinópolis, com a atração de novas indústrias e investimentos.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024