29 ABR 2024
ESF Ipiranga participa de educação em saúde para trabalhadores
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga as ações de educação em saúde e orientações, realizadas pela equipe Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga para os colaboradores da empresa Haoma. As ações aconteceram, de segunda a sexta-feira, durante a tarde.

Na segunda-feira (22/4), o tema da ação foi alimentação, medicação e trabalho. Os trabalhadores foram orientados sobre alimentação saudável e o uso correto de medicações. Terça-feira (23/4) foram abordados os temas saúde da mulher e do homem no trabalho. Os trabalhadores receberam orientações sobre métodos contraceptivos, uso correto de preservativos masculino e feminino, autoexame para detectar nódulos no homem e na mulher.

Na quarta-feira (24/4), o tema da ação foi a educação em saúde bucal. Os profissionais deram orientações sobre escovação e higiene bucal, além da distribuição de kits odontológicos. Quinta-feira (25/4), o tema da ação foi alongamentos e ergonomia. Neste dia, os participantes receberam orientações gerais sobre alongamentos, e os agente comunitários de saúde fizeram chi kung, prática chinesa de alongamentos, com os trabalhadores.

Sexta-feira (26/4), o tema foi ansiedade e saúde mental no trabalho. No último dia de ação, foram passadas orientações sobre a ansiedade, regulação emocional e orientações sobre a ansiedade e medicamentos. A programação foi feita mediante demanda da empresa que convidou a equipe da unidade de saúde para conduzir a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) com temáticas em saúde para os trabalhadores e montada pelo supervisor, juntamente com os representantes da empresa.

A Sipat

O planejamento do evento teve a participação da unidade de Saúde do bairro Ipiranga que disponibilizou vários profissionais para trabalhar temas variados como nutrição, alimentação no trabalho, uso de medicações, saúde do homem e da mulher e também os desafios da saúde mental. O evento contou com palestras, dinâmicas e muita interação dos envolvidos.

De acordo com a gerente de marketing Carolina Diniz, o momento foi muito importante para que os funcionários retirassem dúvidas e pudessem compartilhar suas próprias vivências. “Para a Haoma essa valorização do funcionário é essencial para manter nosso time engajado e a colaboração da unidade de saúde foi muito relevante”, salientou.

O diretor Thiago Amaral, afirma que o momento foi importante para que as pessoas pudessem ser orientadas sobre os temais atuais que permeiam a saúde do colaborador “Temos muitos pais e mães, além de um time jovem que se interessou muito sobre os assuntos abordados. E nós como empresa de chocolates saudáveis não podemos deixar de tratar de temas tão importantes aos dias de hoje, como a saúde do colaborador”, finalizou.

Participaram das ações:

Os profissionais que conduziram as ações foram os agentes comunitários de saúde (ACS) Alisson Fernando, Amilton César, Emanuele Cristina, Gabriely Rodrigues, Gabrielle de Andrade, Guilherme Menezes, Nayron Sousa, Sander Ferreira e Vinícius Diniz. Também participaram, os integrantes da equipe NASF1: nutricionista Mário Rabelo e a farmacêutica Alessandra Silva; a preceptoria de enfermagem da Uemg, Gabriela Gonçalves Amaral, enfermeira e professora do Departamento de Ciências da Reabilitação e Saúde da Uemg Divinópolis.

E ainda, os  acadêmicos Kemelly de Sousa Silva e Vitor Gabriel Santos da Silva  7º período de enfermagem); a dentista Patrícia de Sá e a auxiliar de saúde bucal, Geovânea Teixeira; a enfermeira e doutora em psiquiatria da UFSJ professora adjunta II, Edilene da Silveira, a médica da unidade Patrícia Mesquita, o motorista Ismael Araújo e o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues.

De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues as ações foram oportunidades eficientes de se fazer educação e orientações em saúde para os trabalhadores do território de atuação da UBS, incluindo amplamente a equipe da unidade para informações ao mesmo tempo diversificadas e específicas. “Esse é o papel de uma Estratégia Saúde da Família, atuar com compromisso e qualidade em sua área de abrangência fazendo parcerias que viabilizam ações em saúde centradas na pessoa, na prevenção, no cuidado e na continuidade desse cuidado”, finalizou.

A empresa

A Haoma foi criada em 2017, com o objetivo de oferecer chocolates exclusivos, que fossem realmente saudáveis e saborosos, compostos por ingredientes naturais, com sofisticação e requinte em cada detalhe. Neste pequeno espaço de tempo, apresentou crescimento meteórico e hoje é a principal referência em doces saudáveis no país. Ao longo dos anos foram vários os lançamentos e histórias de sucesso.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024