29 ABR 2024
Vigilância Ambiental recolhe 30 toneladas de resíduos em limpeza de imóvel
A Prefeitura de Divinópolis, através da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, neste último sábado (27/4), a limpeza de um imóvel localizado no bairro Jardim de Oliveiras.

Durante a ação, foi necessária a utilização de uma retroescavadeira e dois caminhões que retiraram, aproximadamente, 30 toneladas de resíduos. As ações foram promovidas após identificação realizada pelo agente de endemias responsável pelo trabalho de combate às arboviroses das regiões.

O alvo deste tipo de operação são residências cujos moradores são acumuladores sem condição para remover os resíduos sólidos domésticos. A Semusa enfatiza que a acumulação de resíduos representa perigo para a saúde pública. Os detritos acumulam água, criando um terreno fértil para larvas da dengue, geram mau odor e podem servir de refúgio para animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras, assim como vetores de outras doenças, como baratas e ratos.

Desde janeiro, o Poder Executivo tem prestado serviços de limpeza de locais em situação de maior risco. A estratégia tem como objetivo deter os potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.

A Vigilância em Saúde Ambiental ressalta que é fundamental que todos façam a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti! Eliminar água parada, tampar caixas d’água, retirar os pratinhos dos vasos de planta e recolher lixos são algumas medidas importantes para prevenir a dengue.

Para notificar e denunciar à Vigilância em Saúde Ambiental sobre os locais que possuem reservatório e focos do mosquito, basta ligar no número (37) 3229-6823.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024