18 ABR 2024
Semusa capacita profissionais de saúde sobre a indicação de vacinas especiais
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), realizou, ontem e hoje (17 e 18 de abril), um evento para capacitação de médicos e enfermeiros de diversos setores da rede de atenção à saúde.

O objetivo do evento foi capacitar os profissionais para a identificação de pessoas, com comorbidades ou fatores de risco, que necessitam de vacinas especiais. Na oportunidade também foi apresentado o fluxograma para a requisição desses imunobiológicos que serão disponibilizados através do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Macrorregional de Divinópolis (MG).

A programação do evento contou com a apresentação do pediatra e epidemiologista José Geraldo e do coordenador da Central de imunização, Tércio de Faria Leão. Cerca de 250 profissionais das unidades de atenção primária à saúde e de outros setores especializados estiveram presentes.

Tércio destacou a importância do evento. “Ao promover essa capacitação, o município de Divinópolis dá um passo muito importante para a proteção da saúde de pessoas com condições especiais. Cabe ressaltar que o CRIE de Divinópolis é um serviço que foi estruturado para atender a este público. Esperamos que a população que demanda de vacinas especiais passe a ser ainda mais beneficiada, a partir do momento em que todos os profissionais de saúde estejam capacitados para saber identificar quem necessita e conhecerem o processo para requisição destes imunobiológicos”, finalizou.