09 ABR 2024
Comad promove capacitação sobre prevenção ao uso de drogas
O treinamento contou com a fala de vários profissionais abordando as maneiras de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (8/4) uma capacitação, promovida pelo Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), com a temática: “Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas: Intervenções junto às crianças e adolescentes”.

A capacitação, realizada no auditório da Settrans, teve início com a atual presidente do Comad, Kelle Nunes, apresentando a temática e os assuntos que seriam discutidos. Os trabalhos começaram com a explanação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), realizado pelo mentor sargento Harley e pela instrutora soldado Elaine.

Os instrutores reforçaram sobre os diferentes tipos de abordagem de prevenção de acordo com o público e sua faixa etária, além da importância de saber questões sobre riscos e consequências para a vida do usuário. Foi frisado que o papel do Proerd é ensinar crianças e adolescentes a ter escolhas para uma vida segura e saudável.

Em seguida, a pedagoga e educadora parental Amália Ronise destacou a importância de utilizar ferramentas assertivas para trabalhar a prevenção, tanto com as crianças e adolescentes, quanto com as famílias e responsáveis, evitando a repressão e adotando mecanismos de acolhimento, respeito e confiança.  Para finalizar, a assistente social Luana Conrado compartilhou a importância de se trabalhar através de uma abordagem mais humanista. Luana faz parte do projeto Olhares, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Estiveram presentes na capacitação: entidades e serviços que trabalham com prevenção e cuidados dentro da política sobre drogas; técnicos dos serviços que trabalham com crianças e adolescentes, como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Família e Instituições Acolhedoras, Conselheiros do Comad, Comunidades Terapêuticas, técnicos da Assistência Social (Cras e Creas).

A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).