20 MAR 2024
Teatro Gravatá recebe centenas de pessoas em Noite Cultural
A realização do encontro é uma forma de envolver as crianças, artistas e docentes ainda mais no projeto Minha Cidade Lê.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite de ontem (19/3), uma Noite Cultural, atividade que faz parte do projeto de leitura Minha Cidade Lê. Em sua XV edição, o projeto tem como temática, “Ler é empreender: literatura transforma vidas”.

O encontro aconteceu no Teatro Municipal Usina Gravatá e teve a participação do aluno da Escola Municipal Professor Odilon Santiago, Vitor Oliveira, de 13 anos. O estudante foi diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) aos 3 anos e altas habilidades/superdotação (AHSF) aos 12. Aos 7 anos ele escreveu o livro "O Dinossauro Azul" , que será lançado em abril na Bienal do Livro na Bahia e posteriormente em São Paulo.

A professora, contadora de histórias e musicista Patrícia Oliveira também participou do evento, expondo seu relato de vida enquanto professora que tem na arte, sua fonte de inspiração e enaltecendo sua importância. “E foi assim que a literatura, a arte, a poesia e a música, transformou minha vida, e tenho certeza que transformei a vida de muitas crianças e de crianças grandes também!”, disse.

Para encerrar a noite, o artista e músico Gê Lara, contou casos da sua própria vida, relatando sobre o poder transformador da arte, da cultura, que foi a temática desta noite. A arte e a cultura têm um poder de transformar vidas pois permitem a expressão das emoções e conectam pessoas de diferentes origens, inspirando mudanças.