19 MAR 2024
“Evangelizar é Preciso” movimenta a economia de Divinópolis
Impulsionada pelo turismo religioso, atividade econômica surpreende nos resultados
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), apresenta o balanço do turismo religioso apurado durante a realização do evento “Evangelizar é Preciso”, que aconteceu no sábado (16/3).

O evento, que contou com a presença do Padre Reginaldo Manzotti, dentre outros representantes da Igreja Católica e diversas autoridades. A primeira edição do “Evangelizar é Preciso” realizou em Minas Gerais, levou quase 100 mil pessoas para a avenida Paraná, local escolhido para o evento.

Caravanas

Turistas e excursionistas vindos de mais de 59 cidades de todo o estado de Minas Gerais e de São Paulo, além de Curitiba/Paraná e Vitória/Espírito Santo, compareceram ao evento. Caravanas de 48 cidades do Estado ligaram antecipadamente para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis confirmando presença no “Evangelizar é Preciso”. Centenas de ônibus e vans podiam ser observados durante todo o dia estacionados nas ruas do entorno do evento e em estacionamentos particulares.

As caravanas presentes no evento que confirmaram presença, são das cidades: Bambuí, Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Caranaíba, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Córrego Fundo, Formiga, Governador Valadares, Igaratinga, Itabira, Itapecerica, Itaúna, Itaú de Minas, Itamarandiba, João Monlevade, Juatuba, Lagoa da Prata, Lavras, Luz, Mateus Leme, Nepomuceno, Nova Serrana, Patos de Minas, Pará de Minas, Passatempo, Passos, Pedra do Indaiá, Pedro Leopoldo, Pequi, Pitangui, Pequi, Perdigão, Perdões, Piedade das Gerais, Oliveira, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Santo Antônio do Monte, São João del-Rei, Sarzedo, São Francisco de Paula, Sete Lagoas, Várzea da Palma.

Economia

O turismo religioso hoje é um dos segmentos que mais se destaca no mercado turístico, dentro e fora do estado de Minas Gerais, sendo muito importante para fidelizar visitantes, dinamizar as atividades econômicas em seu entorno e contribuir para a preservação do patrimônio histórico e artístico.

Conforme dados apurados pela Semdes, a rede hoteleira da cidade observou um crescimento de 39%. Outro importante dado é de que o evento foi um marco para o município, movimentando aproximadamente R$ 6.000.000,00, fomentando a economia e o turismo locais.

O Padre Reginaldo Manzotti agradeceu todo apoio recebido pela Prefeitura de Divinópolis e disse que é de fundamental importância que o religioso e o poder público caminhem de mãos dadas. “Eu entendo de que se trata de um governo laical. Porém, quando se trata de valores, o poder público tem que apoiar. Temos aqui hoje neste evento milhares de pessoas que acreditam no bem; na família; acreditam numa sociedade onde tem lugar para todo mundo. Então, isso é edificante, e deveria acontecer em todos os lugares!”, pontuou.

Em Minas Gerais, segundo o Governo do Estado, já foram catalogadas 17 rotas de peregrinação e 1.025 edificações religiosas. Em 2023, já foram realizados 300 eventos de fé em todo o Estado. Divinópolis, além de estar no Mapa do Turismo brasileiro, apresenta um crescente potencial neste segmento pois já participa do circuito religioso “Rotas de Padre Libério”, através da IGR Verde Trilha dos Bandeirantes, abrangendo as cidades onde ele viveu ou esteve presente. Além da Cruz de todos os povos que está em construção e já vem recebendo visitantes mesmo antes de estar terminada.

As fotos do evento podem ser acessadas através dos links:

- Missa: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/407/evangelizar-e-preciso---missa/

- Público: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/405/evangelizar-e-preciso---publico/

- Palco: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/404/evangelizar-e-preciso---palco/