27 FEV 2024
Final de semana é marcado por evento do Dia D de combate à dengue
O Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes aconteceu em todo o estado, visando a erradicação da doença.
A Prefeitura de Divinópolis, através do envolvimento de diversas secretarias municipais, realizou neste último sábado (27/2), o evento “Minas unida no combate ao mosquito Aedes”, mobilizado pelo Estado para a erradicação da doença nos municípios. A atividade aconteceu na Praça da Bíblia, localizada no bairro São José.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O evento contou com uma mostra educativa, onde foram fornecidas, pelos agentes de endemias da Vigilância em Saúde, orientações para a população sobre o tema, com medidas de prevenção às doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A Semusa esteve presente com uma série de atividades para a comunidade. Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fizeram testagem gratuita de HIV, hepatites e sífilis, já a Central de Imunização aplicou 106 doses de imunizantes, atualizando a caderneta de vacinação dos presentes.

Além disso, a Vigilância em Saúde Ambiental promoveu um mutirão de limpeza nos bairros São José e São Miguel, completando as ações da Praça da Bíblia. Na oportunidade, foram recolhidas, aproximadamente, 4,5 toneladas de materiais que atuam como reservatório para o mosquito Aedes aegypti, como pneus, latas de tinta, móveis velhos, garrafas, papelão, objetos de plásticos, entre outros.

A Secretaria de Cultura também esteve presente, através da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago. A ação contou com o projeto “Leitura em Toda Parte”, na qual mais de 100 livros foram distribuídos gratuitamente, por meio do projeto “Livro, Leve e Solto”. Além disso, crianças brincaram de jogos de tabuleiro, varetas e dominó e coloriram material referente à Dengue. Alguns levaram o material para colorir em casa.

Por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foram ofertados serviços que visam facilitar o acesso da população aos benefícios socioassistenciais como agendamentos, atualizações e inscrições do Cadastro Único (CadÚnico), concessão de benefício eventual alimentação, além de orientações de programas e projetos ofertados pela assistência social. O Procon, também, estava presente oferecendo gratuitamente informações relacionadas ao direito do consumidor.

A Prefeitura de Divinópolis agradece o empenho e dedicação de todos os servidores presentes nessa ação e pela interação com a comunidade de toda região. Além disso, reforça que é fundamental a participação de todos no combate à Dengue.