22 FEV 2024
Prefeitura lança “IPTU TÁ ON” com descontos exclusivos para contribuintes
Novidade foi anunciada hoje (22/02), adesões ao serviço digital geram desconto de até 8% no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), para pagamento até 10/04.
Retire aqui sua guia de IPTU
Com o propósito de modernizar ainda mais os serviços oferecidos à população, a Prefeitura de Divinópolis acaba de lançar o IPTU Digital: o “IPTU TÁ ON”. A novidade foi implementada pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad).

A partir de agora, quem aderir ao serviço digital receberá descontos exclusivos no pagamento do IPTU 2024 com data de vencimento até 10 de abril de 2024. As guias para pagamento estarão disponíveis por WhatsApp (número ainda será divulgado), e pelo site oficial da Prefeitura a partir de 12 de março de 2024.

Contribuintes que aderirem ao IPTU Digital podem quitar o tributo municipal com desconto de 8% para pagamentos à vista realizados até o dia 10 de abril de 2024. Por outro lado, quem não aderir ao serviço e solicitar a impressão das suas guias, além de ter a taxa de serviço administrativo (TSA), também receberá desconto menor, de apenas 4%, para pagamentos realizados até a data de 22 de abril de 2024.

É importante saber que, não terá mais a impressão e a entrega de carnês via correio do tributo. Mas, quem não puder acessar as suas guias do IPTU pelo site da Prefeitura ou via WhatsApp estão disponíveis os seguintes locais para retirada das guias:
  • Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Paraná nº 2.601, no bairro São José;
  • Centro de Atendimento ao Cidadão, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 121, no Centro da cidade;
  • Câmara Municipal de Divinópolis, localizada na rua São Paulo, 277, no Centro da cidade.
  • Atendimento Itinerante, que atenderá bairros periféricos da cidade. O cronograma será divulgado em breve.

O cidadão pode ir a um desses locais, com os documentos em mãos, a partir do dia 1º de abril de 2024, porém, como mencionado anteriormente, terá o desconto menor que a modalidade online.

“Essa é uma medida que visa economia e sustentabilidade, devido à redução do desperdício de papel, além de uma ação prática e com eficiência, ao possibilitar a emissão do IPTU de maneira online, inclusive via secretária eletrônica. Uma iniciativa tal como uma via de mão dupla: sustentabilidade somada à praticidade, um bem para a população e para o meio-ambiente”, destacou o Gabriel Vivas, Secretário de Fazenda.

Veja o cronograma de vencimentos do IPTU 2024:
  • 10/04 - Desconto de 8% no pagamento à vista para retirada de guia no site e outro meio eletrônico a ser disponibilizado pela Fazenda Municipal
  • 22/04 - Desconto de 4% para pagamento à vista e vencimento da 1ª parcela
  • 22/05 - Data de vencimento da 2ª parcela
  • 24/06 - Data de vencimento da 3ª parcela
  • 22/07 - Data de vencimento da 4ª parcela
  • 22/08 - Data de vencimento da 5ª parcela
  • 23/09 - Data de vencimento da 6ª parcela
  • 22/10 - Data de vencimento da 7ª parcela
  • 22/11 - Data de vencimento da 8ª parcela
  • 23/12 - Data de vencimento da 9ª parcela

IPTU TÁ ON”: a facilidade de uma solução digital e a sustentabilidade do planeta em suas mãos! Essa é mais uma ação da Prefeitura de Divinópolis, que vem realizando diversas movimentos do Programa Prefeitura Papel Zero, implantado em 2021, onde o próprio nome indica, tem por objetivo a diminuição a quase zero do uso de papel, gerando uma significativa contribuição para a preservação do meio ambiente.