A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga algumas informações importantes sobre os cuidados que são necessários ter com os escorpiões, bem como as formas de prevenção e de proceder caso seja picado.
Um acidente escorpiônico é o quadro clínico de envenenamento que acontece quando um escorpião pica uma pessoa, causando dor intensa. Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade, como o que vem acontecendo em Divinópolis, portanto, os cuidados devem ser redobrados.
Dentre os sintomas, é possível ocorrer manifestações locais, que é uma dor de instalação imediata em praticamente todos os casos, podendo se irradiar para o membro e ser acompanhada de dormência, inflamação e dor local. Em geral, o quadro mais intenso de dor ocorre nas primeiras horas após o acidente.
Para a prevenção de acidentes relacionados aos escorpiões, são necessários alguns cuidados, principalmente mantendo os ambientes limpos. A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é evitar o acúmulo de detritos e entulhos no terreno, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para os escorpiões. Além disso, deve-se vedar frestas, vãos e ralos que permitam a entrada desses animais.
A Prefeitura de Divinópolis informa que vem tomando atitudes para a prevenção dos casos, buscando manter os espaços públicos limpos quanto à coleta de lixo, limpeza de áreas baldias (sujeira e entulho), realizando também, de forma programada, o manejo ambiental e o controle de escorpião e orientando a população quanto à importância da limpeza dos ambientes públicos e de seus domicílios.
Em caso da aparição de sintomas, é recomendado que a pessoa procure imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, que está localizada na rua Nilo Maciel, nº 241, no bairro Ponte Funda. Orientações e pedidos de limpeza de áreas que podem ser focos do escorpião devem ser solicitados para a Vigilância em Saúde Ambiental, através do número 3229-6823.