O Janeiro Branco é uma campanha brasileira que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizado ontem (29/1), pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Primavera, juntamente ao grupo de chi kung, uma roda de conversa em prol do Janeiro Branco.
Durante a ação, foi abordado o tema central sobre a saúde mental e a importância das práticas interativas para o bem estar e fortalecimento espiritual. A ação foi conduzida pelos agentes comunitários de saúde (ACS) Keila Letícia e Rinaldo Alves.
José Raimundo, usuário da unidade, destacou sobre como a prática do chi kung tem lhe ajudado na vida. “As atividades e o grupo nos deixam mais tranquilos, mais fortalecido, após a morte da minha esposa, me senti muito sozinho e entristecido. Nesse grupo me senti acolhido é muito importante esse trabalho para a população!", ressaltou.
Segundo a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, o chi kung é uma disciplina da medicina tradicional chinesa que traz diversos benefícios para os usuários, como: tratamento de doenças; promoção à saúde e longevidade; alcance a diferentes níveis de consciência; desenvolvimento de espiritualidade e metabolismo; prevenção a maioria das chamadas doenças da meia-idade; tais como o endurecimento das artérias e articulações, beneficiando o sistema nervoso central. Com os exercícios, o praticante sente-se revigorado e alerta para suas atividades do dia a dia.