A medida visa direcionar os recursos de forma estratégica para áreas com maior necessidade e risco.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que ontem (25/1), foi realizada uma importante reunião sobre as estratégias de vacinação contra a dengue Brasil. Na ocasião, foi definido também os destinos das doses em Minas Gerais.
A reunião foi presidida pela ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade; o secretário de Atenção Especializada, Helvécio Magalhães; a diretora de Programa da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Angélica Espinosa; o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti; a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, Alda da Cruz; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida.
A vacinação contemplará, inicialmente, duas regiões mineiras, sendo elas o Vale do Aço e região Metropolitana, englobando 22 municípios, que foram escolhidos seguindo perfis epidemiológicos que levaram em consideração alguns quesitos, como: a densidade demográfica; quantidade de casos entre 2023 e 2024; predominância do sorotipo DENV2.
A macro de Divinópolis, inicialmente cotada para receber as doses, não foi selecionada nesse primeiro momento, assim como diversas outras regiões do estado. Essa decisão se deu tanto por avaliações rigorosas de critérios epidemiológicos quanto pela consideração da insuficiência de doses disponíveis.
Autoridades de saúde enfatizam a importância de seguir as diretrizes epidemiológicas na distribuição das vacinas, buscando maximizar o impacto positivo e proteger as comunidades mais vulneráveis. A Semusa aguarda por mais informações sobre as próximas etapas do plano de vacinação, e as regiões que serão contempladas futuramente.