19 JAN 2024
PREFEITO
VICE-PREFEITA
Prefeitura dá boas-vindas aos jovens aprendizes da Emop
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), realizou na manhã de ontem (18/1), no hall do 5º andar do Centro Administrativo, as boas-vindas aos jovens aprendizes.

A parceria visa garantir vagas para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e prepará-los para inclusão produtiva no mundo do trabalho protegido. O objetivo da ação é garantir e promover equidade na execução de políticas públicas de inclusão social e garantir segurança socioassistenciais de autonomia e renda.

Foram oferecidas, ao todo, 40 vagas para jovens aprendizes em 2024 na área de gestão industrial. Ao todo, houve 117 inscrições, todas inseridas no Cadastro Único, para a seleção, que consistiu na aplicação de provas de português e matemática no dia 11 de novembro do ano passado, no Senai.

Nos 12 meses que se seguem, os aprovados estarão cursando os conteúdos teóricos e desenvolvendo as atividades práticas no Senai. As aulas online iniciaram-se no dia 2 deste mês e presenciais no dia 15. A Administração Municipal dá as boas-vindas a todos os aprendizes que iniciam essa trajetória normatizada pela lei federal nº 10.097 de 2000, conhecida como Lei da Aprendizagem.

O gerente da unidade do Senai em Divinópolis, Rener Gonçalves Duarte, comentou sobre o papel da instituição no processo dos jovens aprendizes. “O Senai agradece a escolha pela instituição e pelas parcerias realizadas. Durante os próximos doze meses, estaremos dedicados em auxiliar e o que tivermos condições de fazer para melhorar o percurso de aprendizado dos novos aprendizes, nós faremos. Obrigado!”, salientou.

Lucas Vivas, diretor geral da Emop, falou dessa parceria junto a Prefeitura e o Senai para oferecer a oportunidade aos jovens. “Primeiramente gostaria de ressaltar a importância desta parceria, que é em prol dos jovens, onde temos que investir e desenvolver, porque é uma fase muito importante da vida de todos eles. É uma página em branco, onde eles estão começando a escrever a história deles e nós como Poder Público temos o dever de investir para que eles tenham um futuro melhor.”, declarou.

O diretor Sobre Drogas e Direitos Humanos da Semas, Maicom Marques, falou sobre a importância desse projeto para os usuários. “O jovem aprendiz é como uma porta de entrada para o futuro profissional, e nossa prioridade é na formação de vocês até lá, então confio em vocês que serão vencedores nesta etapa importante, absorvendo cada gota de conhecimento em sua jornada”, destacou.

A vice prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, depositou seus votos de confiança aos jovens presentes: “Cada um de vocês jovens aprendizes tem a oportunidade de mudar o próprio futuro, parabéns pela dedicação e espero que continuem esse foco dentro do curso. Nossa gestão cuida de política pública diferenciada, construída e merecida para todos”, comentou.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, também se pronunciou e deu as boas-vindas aos novos jovens aprendizes: “É uma grande conquista a todos vocês fazerem parte do Senai, então lhes darei um conselho para o futuro: tenham foco em seus objetivos. Aproveitem essa oportunidade e trabalhem com amor, dignidade e honestidade”, salientou.

Também estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal, vereador Israel da Farmácia; o diretor do Centro Sócio Educativo Otávio Levindo Rosa; a pedagoga do Senai de Divinópolis, Carla Alves, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Mirian Ferreira Soares.

A Galeria de Fotos deste evento está disponível através do link: https://encurtador.com.br/jpuDQ

Confira o nome dos novos jovens aprendizes por ordem de classificação:

Julia de Paula Santos; Julia Vilela Fontes; Pablo Freitas Castro; Júlia Amorim de Sousa; Bruna Ferreira de Paulo; Ana Júlia Santos Elói; Loreny Nunes de Souza; Stéfany Gontijo Silva; Samuel Henrique dos Santos Martins Carvalho; Ana Vitória de Oliveira Justimiano; Gabrielle Campos Baia; Vitor Wenderson Oliveira Santos; Rhayane Aparecida Campos de Jesus; Luis Arthur de Melo Mota; Thaylla Ketley Nogueira Lacerda; Diógenes Luceano dos Santos de Jesus; Lorena Gontijo Camargos; Ana Eliza Santos Soares; Letícia Silqueira Silva; Amanda Cristina Domingo Silva; Samara Rodrigues Campos; Miguel Costa Santos; Julia Sander e Silva; Cauã Cristian Enes Silva; Marco Antônio Santos Malaquias; Carlos Eduardo Silva Fernandes; Kaue Emilio Sena Bulhões Veloso; Marcelly Alexandre Costa; Miguel Felipe Silva Machado; Abraão Sousa Prates; Rhuan Vitor Souza Gontijo; Iara Fernanda Eugênio; Brunna Bolognane Silva; Yasmin Aparecida Ribeiro; Dayane Vitória da Silva Oliveira; Pedro Henrique Ferreira Guimarães; Vitor Nello Lopes de Oliveira; Rihany Fabiola de Assis Gouvea; Dirceu Ribeiro – PcD; João Vitor Pereira de Pádua.