A atividade buscou conscientizar os usuários da unidade sobre a hanseníase e as formas de combater a doença
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Campina Verde, promoveu para seus usuários, uma ação referente a campanha do Janeiro Roxo, mês que visa alertar e promover a conscientização do combate à Hanseníase.
A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências. Desta forma, buscar tratamento e testagem prévios segue sendo uma das maneiras mais eficazes para evitar o agravamento e a disseminação da doença.
A transmissão da doença ocorre por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes, por isso, todos os indivíduos que residem e/ou convivem com a pessoa infectada também devem realizar a testagem.
A Hanseníase possui cura e tratamento, os medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e fazem parte do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica.