17 JAN 2024
Visat conscientiza sobre exaustão emocional no trabalho
A Prefeitura de Divinópolis, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em defluência do Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional, conscientiza sobre a exaustão emocional no ambiente de trabalho.

A revolução digital, o isolamento social causado pela pandemia e a fragmentação do trabalho, associada com as mudanças das relações de trabalho, tornaram o cuidado com a saúde mental do trabalhador extremamente importante para a movimentação produtiva e individualizada dos profissionais.

Diante desse contexto, o Ministério da Saúde observa que a exaustão emocional tem levado os trabalhadores a tirarem licenças médicas e diminuírem a produtividade, juntamente com a qualidade de vida.

Diversos sintomas podem ser observados em exaustão emocional causada pelo trabalho, como, por exemplo: cansaço excessivo, físico e mental; dor de cabeça frequente; alterações no apetite; insônia; dificuldade de concentração; sentimento de fracasso e insegurança; negatividade constante; sentimentos de derrota e desesperança; sentimentos de incompetência; alterações repentinas de humor; Isolamento; fadiga; pressão alta; dores musculares; problemas gastrointestinais; alteração nos batimentos cardíacos.

Portanto, a Visat recomenda às empresas que adotem certas medidas no ambiente de trabalho, a fim de preservar a saúde mental dos trabalhadores, como: ações de conscientização; gerenciamento da carga de trabalho; construção de ambiente de apoio; treinamentos específicos com líderes; promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Além disso, a Visat recomenda, também aos trabalhadores, certas medidas para que consigam evitar impactos causados pelo trabalho, como: definição de objetivos da vida pessoal e profissional; priorização de atividades de lazer na rotina pessoal; prática de atividades que fogem das atividades cotidianas; prática regular de atividades físicas; busca pelo equilíbrio, em todos os âmbitos da vida; busca pelo apoio psicoterapêutico e construção de um ambiente de trabalho saudável.

Sobre a Visat

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) é um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho com a intervenção de fatores de risco ambientais nos processos de trabalho; como também em ações educativas e avaliações estatísticas para promover a saúde desse trabalhador.

Em Divinópolis, a Visat é vinculada à Vigilância Sanitária, coordenada pela diretora da Vigilância em Saúde, Erika Camargos Ferreira, e pela supervisora de Vigilância Sanitária, Ana Cláudia Araújo Quadros Faria. A Visat é composta por uma equipe multidisciplinar, sendo os membros: o enfermeiro do trabalho, Gustavo Dias Araújo; o agente sanitário/fiscal de saúde e engenheiro de segurança do trabalho, Eduardo Rodrigo de Oliveira; a agente sanitário/fiscal de saúde sanitária e engenheira de produção, Viviane Rezende Milagre. A equipe, além da vigilância, procura também a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde do trabalhador.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024