15 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Projeto MusicalIHA está confirmado no Pré-Carnaval do Divino 2024
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), confirma a participação do Projeto MusicalIHA, como uma das grandes atrações para o Pré-Carnaval do Divino 2024.

O projeto começou em 2018, formado por pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista (TEA). Mais que um bloco, o MusicalIHA é um projeto terapêutico que se utiliza de instrumentos musicais de percussão, para desenvolvimento da psicomotricidade, melhoraria da fala, estimular a percepção musical, rítmica e auditiva, expressão corporal, e aprimorar a disciplina entre os assistidos, com aprendizagem de tocar um instrumento.

A música é uma ferramenta de ensino e aprendizagem, que proporciona ao deficiente conhecer os instrumentos musicais, os diferentes sons que eles produzem, fortalece a inclusão e estimula a interação social através das atividades em grupo. Os ritmos aplicados são o samba, xote, funk, pop, ijexá, axé e marcha.

A presidente do Instituto Helena Antipoff (IHA), Carla Marques, agradeceu o convite para compor a seleta lista de blocos presentes no Pré-Carnaval do Divino de 2024. " Estamos muito honrados com o convite para participar, pelo segundo ano consecutivo do Pré-Carnaval de Divinópolis, com apresentação do nosso Projeto MusicalIHA. Nossos assistidos se prepararam durante todo ano passado, sob a orientação do instrutor Erick, e prometem dar um show de superação e alegria. A evolução deles é motivo de orgulho para nós e seus familiares, e demonstra a importância desse projeto de inclusão social desenvolvido no Instituto Helena Antipoff.", destacou.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, agradeceu a participação do projeto. “É muito bom ter a presença mais uma vez do bloco do Instituto Helena Antipoff, que, além de desenvolver a habilidades da pessoa com deficiência, afinal, a música é uma ferramenta de ensino e aprendizagem, também alegrará muito nosso evento e animará a criançada”, declarou.

Tony Costa, gerente de Infraestrutura dos Centros Industriais e Turismo, falou sobre a presença do grupo no evento. “Estamos muito ansiosos pelas apresentações maravilhosas que o bloco certamente fará. Gostaria de agradecê-los pela presença e parabenizá-los por promoverem a inclusão social e a superação. Tenho certeza de que a presença do Instituto [Helena Antipoff] será um momento inesquecível na história do nosso Pré-Carnaval”, finalizou.

Para mais informações sobre o projeto e a instituição, acesse o Instagram @institutohelenaantipoff.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024