15 DEZ 2023
GOVERNO
Centro administrativo recebe recipientes próprios para descarte de pilhas e baterias
A ação busca ajudar e incentivar a população a dar uma destinação ambientalmente correta aos itens que já não têm mais utilidade.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa que foram colocados no Centro Administrativo, na Rodoviária e no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), compartimentos próprios que vão propiciar o descarte correto de pilhas e baterias. A ação é uma parceria da Segov com a Unimed Divinópolis.

As pilhas e baterias são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, como o chumbo, o mercúrio, o lítio, o zinco e o manganês, que, ao atingirem o solo, mares e lençóis freáticos, por exemplo, contaminam e agridem a sustentabilidade. Além disso, esses elementos podem causar uma série de doenças, com danos irreversíveis para a saúde.

Por isso, o correto descarte de pilhas e baterias é de extrema importância para que esses efeitos sejam evitados. Após a coleta, os materiais serão destinados a Unimed, que conta com uma parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), um órgão do Governo, que faz o descarte correto e o reaproveitamento da reciclagem dos materiais.

O representante da Unimed, Mozar Prado, comentou sobre a importância dessa parceria. “Eu gostaria de agradecer a Prefeitura por estar cedendo esse espaço para a coleta de pilhas para as baterias, que é muito importante para o meio ambiente. É importante frisar que isso aqui vai ser levado para a Unimed e depois a Abree vai fazer os procedimentos corretos”, reforçou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, falou sobre essa ação. “A Prefeitura é o órgão público dando o exemplo junto com a Unimed sobre o descarte correto. Então, leve esses materiais para os nossos pontos, não descarte de forma alguma esse produto no meio ambiente. Vamos cuidar do nosso ambiente, que é segurança para o nosso futuro, para os nossos filhos, nossos netos e para as futuras gerações”, disse.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024