A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou hoje (01/12), o terceiro ponto de coleta do projeto Novo Trilho, desta vez, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste.
O projeto Novo Trilho é um programa idealizado pela empresa VLI que busca estimular a reciclagem a partir da destinação correta dos resíduos sólidos, protegendo o meio ambiente e gerando uma alternativa de renda para a comunidade. Em Divinópolis, este projeto já é aplicado, em parceria com a empresa Wastebank, no Cras Jardinópolis e no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
Na inauguração de hoje, estiveram presentes representando a VLI, a analista de Responsabilidade Social, Raquel Batista; a analista de Relacionamento Institucional, Suene Morais, e o supervisor da Universidade VLI, Rondinelli Juvêncio, que destacou o impacto positivo do projeto. “Esta parceria com o município de Divinópolis é de extrema importância. Com esse projeto, vamos conseguir conscientizar a população sobre o descarte correto do material reciclável e, simultaneamente, gerar uma fonte de renda para a comunidade”, comentou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Coelho, destacou a importância de projetos como este. “Tendo em vista o contexto climático que afeta nosso município e o país, temos a necessidade de investir em políticas de preservação do meio ambiente. Divinópolis hoje sai na frente com projetos que contribuem com esta causa. Hoje temos a Lei Municipal da coleta Seletiva, que reúne diversas secretarias que desenvolvem ações em prol do descarte consciente, e agora, com a implementação deste novo projeto, teremos uma nova estratégia de sustentabilidade, unindo a preservação do ecossistema e a renda da população”, pontuou.
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, demonstrou satisfação com a iniciativa. “É uma alegria para todos nós termos mais um ponto de coleta deste projeto social, que se preocupa com o descarte ideal dos materiais como cobre e garrafas pet, uma ação que visa a sustentabilidade, e que coloca como prioridade o bem-estar da população. Além de contribuir consideravelmente com a situação socioeconômica da comunidade, proporcionando uma renda extra para as pessoas que se dispõem a cuidar do meio ambiente”, afirmou.
Para a utilização da máquina de coleta é necessário seguir os passos:
- Separar o material reciclável como embalagens de alumínio e garrafas PET e PEAD.
-Realizar o cadastro no próprio equipamento ou no aplicativo da WasterBank.
- Após o cadastro, antes de realizar o descarte do resíduo sólido clicar em ‘’descarte e ganhe’’ ou descarte anônimo e digitar o código referente.
- Feito isso, basta apenas dispensar o resíduo que a máquina automaticamente irá contabilizar os itens depositados.