A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que foi realizada na quinta-feira (23/11), uma ação comemorativa referente à Semana Nacional da Consciência Negra.
A iniciativa, realizada no auditório da secretaria, contou com apresentações que foram voltadas à valorização e importância da aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no ambiente escolar, que visam a integração da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos educacionais do Brasil.
Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Professora Evelina Greco fizeram uma apresentação teatral de “Kiriku e a Feiticeira”, que conta a história de uma lenda africana. A peça permitiu que os alunos trabalhassem com o reconhecimento e valorização dos os elementos legados pela história dos negros africanos e dos nativos indígenas em nossa cultura local.
Estiveram presentes professores, gestores escolares, alunos, profissionais da Semed e membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O vereador Anderson da Academia, Edson Geraldo Epfânio, Thay Araújo, Valéria dos Santos, Ronaldo Maurício do Carmo contemplaram o evento.
O encontro teve como objetivo o reconhecimento da contribuição de todas as raças na história brasileira, além de fortalecer a importância dos costumes, crenças e cultura negra e indígena no cenário educacional.
A rede municipal de ensino tem como diretriz que as unidades escolares municipais, em cumprimento à legislação vigente, desenvolvam atividades educativas em homenagem ao dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Ao proporcionar atividades educativas e culturais, as instituições contribuem para a formação de uma sociedade mais inclusiva, combatendo o racismo e promovendo o respeito à diversidade étnica.