23 NOV 2023
DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga resultados do 2° Treinamento sobre Alertas de Chuvas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Defesa Civil, informa os resultados do 2° Treinamento sobre Alerta de Chuvas, que ocorreu ontem (22/11). A ação, que contou com 13 participantes, teve como objetivo a capacitação da população, incluindo moradores e comerciantes da região do bairro Jardim Candelária, em relação ao período chuvoso que começa neste mês.

O treinamento, que foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e contou com a participação da Defesa Civil, abordou assuntos como: conceitos básicos de Defesa Civil, primeiros socorros em caso de afogamento, nós e amarrações, além de fuga de veículo com risco de inundação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Túlio Gontijo, a capacitação teve como objetivo repassar importantes conhecimentos técnicos aos moradores. “O objetivo é fazer com que os moradores da região ribeirinha estejam preparados para o período chuvoso e também compreendam melhor o papel da Defesa Civil no atendimento às ocorrências desta época. A preparação poderá fazer com que o número de ocorrências caia e os impactos na vida dos moradores possam ser reduzidos”, explicou.

O Tenente Lucas do Corpo de Bombeiros destacou a importância da atividade. “O treinamento foi crucial para capacitar indivíduos a responderem eficientemente a situações críticas até a presença do Corpo de Bombeiros no local. Esses conhecimentos podem salvar vidas e minimizar danos, destacando a importância vital da preparação e resposta eficaz em face de emergências”, analisou.

A Defesa Civil enfatiza a importância desse tipo de treinamento, para que haja uma maior prevenção em casos de enchentes, inundações, afogamento, entre outros eventos relacionados às capacitações fornecidas pelo treinamento.