A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que ontem (21/11), foram realizadas diversas ações em prol do novembro azul em várias Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Primeiramente, a unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Quilombo, realizou, na comunidade terapêutica Quero Viver, uma ação em conscientização à campanha do Novembro Azul. Na ocasião, houve a realização de testes rápidos e orientações sobre a saúde do homem.
Já a ESF Jusa Paraíso, durante o horário de 17h às 19h30, realizou uma palestra, ministrada pelo enfermeiro Vinícius, abordando diversos temas sobre a saúde e cuidado do homem em geral, tais como: câncer de próstata, saúde física e mental, hipertensão, diabetes, alimentação saudável, entre outros.
A enfermeira da unidade Renata Garcia fez orientações e aferição de pressão arterial dos homens presentes. A médica da Unidade, Flávia, também realizou consultas e, por fim, os agentes de saúde realizaram um lanche comunitário para os usuários participantes da ação.
Na manhã de hoje (22/11), a equipe da Estratégia e Saúde da Família (ESF) Nilda Barros realizou um bate-papo com o tema: "Oi machão vai deixar a sua mulher ficar viúva?". O objetivo foi sensibilizar os homens no cuidado integral a saúde, estimulando a adoção de hábitos de vida saudáveis. Após o bate-papo, foi oferecendo um café da manhã para os homens que participaram. Segundo o último Censo, para cada três viúvas, existem apenas um viúvo, fato que mostra o quanto o homem negligencia o cuidado com a sua própria saúde.