O projeto é realizado em diferentes regiões, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, norte e nordeste de Minas Gerais.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que no sábado (18/11), foi realizado um mutirão de exames de Eletrocardiograma (ECG) e Ecocardiograma (ECO), na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga, para pacientes que estavam aguardando na lista de espera do município.
A ação contou com a participação dos alunos de ensino e extensão do 2º e 3º período de medicina, de toda a equipe do Centro de Telessaúde da UFSJ/CCO e Projeto PROVAR, sendo eles: Wanessa Vinhal, Clareci Cardoso, Mariela Coimbra, Gabriela Silva e Isabely Karoline; além de Lidiane Claudiano e Geovanna, membros da equipe da ESF Ipiranga.
O projeto integra os serviços de Telessaúde já presentes nas unidades básicas de saúde de Divinópolis. Foram realizados 13 exames de ECG e 19 exames de ECO. Houve a realização do rastreamento ecocardiográfico (ECO) simplificado de populações cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e o objetivo principal foi promover o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares e encaminhamentos mais qualificado à Atenção Secundária (Cardiologia).
O supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, comentou sobre a parceria com para a realização dos exames. “A parceria que viabiliza o projeto é um ganho enorme para a assistência no município. Na ESF Ipiranga, que é uma unidade de referência, são realizados ECG (Eletrocardiograma) diariamente para usuários de toda cidade com o pedido e agendados, além de ECO (ecocardiograma) três vezes por semana, agendados via projeto. Hoje a ESF Ipiranga é responsável por cerca de 25% da realização de ECG viabilizado pela parceria com o município”, declarou.