A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com muito prazer, informa que a cidade foi premiada pelo excelente serviço prestado na rede municipal de ensino. A solenidade da premiação foi realizada na noite de ontem (9/11), em Belo Horizonte.
Neste evento, a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis foi destacada no Eixo Educação do Prêmio Band Cidades Excelentes, no contexto de gestão, ou seja, se deu através da avaliação de diversos fatores que envolvem a gestão da educação pública municipal.
Este é um grande momento para a educação de Dvinópolis, que pontuou entre as três finalistas, nesta premiação, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. É mais uma demonstração de que, nesta gestão, a educação é uma prioridade concreta! E os números provam isso!
O Instituto Áquila, através do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), fez a apuração desses escores, através de inteligência artificial, com base em 62 indicadores, concluindo uma nota final. Isso é somado a projetos qualitativos que são enviados pelos municípios ao Instituto, que avalia a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, aumentando a nota final do IGMA e do pilar, que neste caso é educação.
Divinópolis teve, além de todo o contexto avaliado pelo IGMA, a avaliação dos projetos: - Oficina Itinerante que oferece oficinas brincantes com base nos eixos temáticos de aprendizagem da educação infantil,
- Olhares, que promove a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas unidades escolares com foco na solução de conflitos e promoção de uma cultura de paz dentro das escolas
- Mesa Educadora, que promove a formação continuada e contextualizada para os profissionais que atuam na educação infantil.
A participação de todas as cidades no prêmio é automática, mas não é obrigatória e não concorrem aqueles municípios bloqueados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI – há mais de 60 dias.