25 OUT 2023
Prefeitura informa instabilidade no sistema de gestão Sonner
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) e Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), realizou na manhã de hoje (25/10), uma coletiva de imprensa para tratar da instabilidade no sistema de gestão Sonner e suas consequências.

A Sonner Informática, prestadora de serviços da Prefeitura, apresentou instabilidade desde a madrugada do dia 23 de outubro, até ontem (24/10). Somente nesta quarta-feira (25/10) a empresa conseguiu restabelecer a regularidade no sistema. O ocorrido havia ocasionado a interrupção nos atendimentos do Centro de Atendimento ao Cidadão e no Centro Administrativo.

Durante a instabilidade do sistema de gestão Sonner, ficaram comprometidos inúmeros serviços prestados, como: emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços; emissão de ITBI; protocolo de requerimentos ou documentos; emissão de Certidão Negativa de Débitos; geração de 2º via de IPTU; emissão de taxas; baixa dos pagamentos realizados a Prefeitura; pagamento a fornecedores, dentre outros.

A Administração Municipal notificou a empresa prestadora de serviço sobre o descumprimento contratual e tomou todas as medidas cabíveis, inclusive judiciais, para que os serviços fossem retomados o mais breve possível. A Prefeitura não mediu esforços para recompor o sistema e mitigar os impactos ocasionados pela instabilidade.

O diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, Roberto Freitas, explicou sobre o trabalho executado pela técnica da Prefeitura. “No dia 23 nos deparamos com o sistema totalmente offline. Imediatamente entramos em contato com a empresa que nos notificou sobre a invasão de hackers no sistema, que gerou problema nos municípios. A partir daí, foi feito todo um trabalho técnico com a nossa equipe para que o problema fosse solucionado o mais rápido possível”, relatou.

O secretário de Administração, Thiago Nunes, falou sobre os serviços que foram afetados e o retorno do sistema. “Foram afetados os serviços de atendimento ao cidadão, protocolos, requerimentos genéricos, emissão de vias e solicitações de serviços. A instabilidade do sistema fez com que o setor interno ficasse impossibilitado de realizar esse tipo de serviço. Salientamos que a Prefeitura de Divinópolis encerrará o contrato com a Sonner até o dia 2 de dezembro, mas os atendimentos à população já foram normalizados”, explicou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, falou sobre o ocorrido no sistema e explicou a mudança para um novo sistema. “Estamos trabalhando agora um novo sistema, que é o Betha, mas ainda utilizamos o Sonner em alguns serviços. O ataque de hackers acabou causando instabilidade no sistema, o que gerou o atraso de procedimentos, mas que já foi normalizado. O atendimento à população foi normalizado e pedimos desculpas pelo transtorno!”, disse.

O secretário da Fazenda, Gabriel Vivas, analisou o fato ocorrido pelo lado orçamentário/financeiro. “Estamos realizando todos os procedimentos internos para não darmos descontinuidade na execução orçamentária do município. As rotinas serão realizadas normalmente por parte dos servidores e todos os dados serão restabelecidos, conforme feito anteriormente. Em relação ao pagamento de fornecedores, todos os serviços emergenciais foram realizados durante os dias de instabilidade e o sistema agora já foi restabelecido e a população poderá ser atendida”, salientou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024