A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi iniciado hoje (2/10), a quinta edição do “Deixe de fumar sem mistérios”, grupo de sensibilidade ao tabagismo da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga. O grupo é aberto para pessoas de qualquer localidade.
Os encontros, que serão realizados nas segundas-feiras, a partir das 14h, no espaço do salão comunitário, são conduzidos pela psicóloga da equipe e-multi, Keilla Couy. Os encontros seguem o cronograma do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde. São realizados, então, quatro encontros semanais, depois, o grupo passa a ser quinzenal e posteriormente, mensal. Há, ainda, a fase de manutenção.
No grupo, são promovidas uma série de ações, como aferição de pressão arterial, entrega de livros direcionados para os participantes, além da realização de atividades de educação em saúde bucal. Mais de 50 pessoas já participaram dos encontros, nas outras quatro edições. Os grupos são formados conforme demanda dos interessados, a equipe da unidade oferece a possibilidade, é feita uma lista de espera e monta-se o grupo.
A psicóloga, Keilla Couy, explicou o objetivo do grupo. “O grupo de tabagismo é um apoio que o sistema oferece para todas as pessoas que buscam a oportunidade de deixar de fumar sem mistérios”, declarou.
De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, o grupo é uma estratégia humana e funcional de ajudar pessoas que encontraram no cigarro um alento, mudando essa perspectiva para um cuidado maior com a própria saúde. “Deixar um vício não é fácil, mas é bom saber que não se está sozinho, contar com uma rede de apoio pode ser muito exitoso na conquista dessa meta e poder contar com profissionais capacitados e engajados é um facilitador desse processo”, afirmou.