A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, na manhã de sábado (30/9), foi realizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o minicurso “Histórias Brincantes”.
O evento visou aprender a usar os recursos do próprio corpo, como sons, expressões e ritmos. Ademais, demonstrou brincadeiras com tecidos, saias, instrumentos e objetos simples, que são ótimas iniciativas para profissionais que trabalham com crianças, jovens e adolescentes, executarem em sala de aula.
Durante o minicurso, os profissionais que já contam, ou desejam ser contadores de histórias, também compartilharam vivências, e puderam ter novas experiências que contribuirão no crescimento individual e profissional. A formação foi ministrada por Vânia Ordones, que tem longa carreira na área, e conseguiu acrescentar bastante detalhes e ideias ao encontro.
Angelita Oliveira, coordenadora do Centro de Referência em Educação Infantil, compareceu ao evento, e comentou sobre a importância da iniciativa. “O minicurso nos proporcionou momentos prazerosos onde a arte de contar e ouvir histórias, nos fez vivenciar práticas relevantes, remetentes a infância. Nos colocamos no lugar do outro. Mostrou o quanto a história é uma ferramenta que instiga a criatividade, os sentimentos, e proporciona novas experiências que poderão ser usadas nas nossas vidas e nas salas de aula”, destacou.