A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a VLi e com a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (Ascomare), com o apoio do Centro de Triagem Municipal (CMT), realizou, na quarta-feira (20/9), uma palestra na Escola Municipal São Geraldo.
A palestra, realizada no turno matutino, teve como objetivo a promoção da consciência em relação à preservação do meio ambiente, contando com a presença do presidente da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (Ascomare), Raimundo Nonato; da coordenadora do Centro de Triagem, Olsymara Cavalcanti e da analista de Meio-Ambiente da Econservation, Sthefany Alves.
A diretora da escola, Daniela Marta Melo Souza, falou sobre a aceitação dos alunos a iniciativa. “As crianças questionaram questões sobre o descarte correto dos materiais e os processos da coleta seletiva, mostrando que é um assunto muito atual e importante para elas, indicando à elas que há todo um contexto que é criado pela prática da coleta seletiva e reciclagem de materiais, e como isso interfere diretamente no meio-ambiente”, ressaltou.
A Escola Municipal São Geraldo tem sido referência nos trabalhos desenvolvidos, promovendo uma horta vertical que utiliza garrafas de plástico recicladas, derivada de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a VLi, promovendo o desenvolvimento da consciência coletiva que respeita o meio-ambiente e procura sempre preservá-lo, além de que, tudo que é plantado na horta, como cebolinha e salsinha, é revertido para o preparo das merendas escolares.
Ainda, segundo a diretora, Daniela Marta, haverá uma oficina nas próximas semanas na escola, a qual incentiva os alunos a fazerem a coleta de materiais que são potencialmente recicláveis e levarem para a oficina, onde os objetos serão transformados, levando à conscientização em relação ao pertencimento ao mundo em que vivemos.