06 SET 2023
Divinópolis recebe lançamento regional do Minas Business Connection
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), apoiou na tarde de ontem (5/9), o lançamento regional do Minas Business Connection, que aconteceu na sede da Fiemg.

A atividade foi promovida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), com apoio da Semdes. A ação contou com a presença de representantes da Fiemg, Banco do Brasil e Correios, além da participação de autoridades municipais e empresários, que auxiliaram nos debates.

O Minas Business Connection é uma plataforma voltada especificamente para o público empresarial mineiro, e tem, como um de seus principais objetivos, conectar todo o "sistema" e atores do comércio exterior do estado, propiciando que estas empresas estabeleçam contato com organizações de todo o planeta.

O evento aconteceu durante toda a tarde. A primeira palestra foi ministrada pelo superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação, Marcello Faria, que fez uma apresentação do comércio internacional de Divinópolis e região, abordando também a política de criação do Minas Business Connection.

O mestre de cerimonias e palestrante, Marcello Faria, refletiu sobre os temas discutidos no evento. “A pauta de internacionalização é um nicho prioritário dentro da perspectiva do desenvolvimento econômico porque gera sustentabilidade maior de negócio para a empresa. Temos políticas vinculadas à logística, perspectiva de desburocratização”, explicou.

Ao longo do dia, foram colocadas na discussão, exemplos de sucesso de instituições parceiras. Às 15h, a palestrante Valéria Rocha, consultora de Comércio Exterior, apresentou o tema “Correios: Empreendendo com o Exporta Fácil”. Em seguida, o debate foi a respeito da “Aduana como uma ferramenta para o desenvolvimento”, com o coordenador do curso de Direito Aduaneiro da PUC-Minas e auditor da Receita Federal do Brasil, Rodrigo Mineiro.

A partir das 15h50, a pauta foi o Banco do Brasil, o banco do comércio exterior, com a gerente de Negócios Internacionais, Danielle Alves. Finalizando as palestras, o analista de Promoção de Investimentos da Invest Minas, Caio Moura, contou um pouco a respeito da Invest Minas, que atrai investimentos e apoia o desenvolvimento de empresas no estado. Por fim, foi apresentado ainda um painel, mostrando os recintos alfandegados de Minas Gerais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Divinópolis, Luiz Ângelo Gonçalves, enfatizou a necessidade da informação de qualidade para que as indústrias mineiras alcancem o mercado externo. “Hoje temos uma presença de comércio exterior no volume de R$ 390 milhões anual; o Brasil tem uma presença ainda pequena no comércio exterior, muito em função da dificuldade de se entender os processos de exportação”, pontuou.

Para o presidente Regional da Fiemg, Eduardo Soares, a Federação está atenta às mudanças e exigências do mercado e entende a necessidade do empresário se informar e qualificar para expandir seus negócios. “Temos uma cadeia produtiva extensa e diversificada que precisa se preparar para atender o mercado externo e o Governo do Estado, Prefeitura e a Fiemg tem expertise para dar esse suporte”, enfatizou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou a importância destas ações para o mercado do município e da região. “Quando nós falamos de conexão de negócios, não adianta os divinopolitanos e moradores do centro-oeste acharem que somos uma ilha. Nós precisamos estar diretamente ligados com o restante do mundo, principalmente na questão da tecnologia e do transporte. Somente assim conseguiremos exportar mais e tornar nossa cidade melhor”, declarou.

O governador Romeu Zema, que não conseguiu estar presente no evento por estar cumprindo compromissos no exterior, mas enviou um vídeo a todos os presentes, comemorando o lançamento da plataforma. “O Minas Business é uma vitrine de oportunidades, que conta com um catálogo de 270 mil empresas estrangeiras distribuídas em 180 mercados. Então é com muita satisfação e cheio de expectativas, que dou as boas-vindas a todos vocês, autoridades e empresários, presentes no lançamento regional do Minas Business Connection, em Divinópolis”, salientou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024