A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), apoiou uma reunião que ocorreu na noite de ontem (28/8), uma reunião com representantes de coletivos LGBTQIAPN+.
Essa reunião foi uma iniciativa dos movimentos sociais, visando a criação de espaços de discussão sobre estratégias de organização dos coletivos. O encontro teve em vista da promoção e garantia de direitos do segmento, bem como o envolvimento na 18ª Parada que acontecerá em setembro.
Durante a ação, foram pautados os variados desafios vividos pela população LGBTQIAPN+ quanto à discriminação e preconceito ainda vigentes na sociedade. Ademais, foi levantado o quanto as estatísticas de violência contra este público evidenciam a necessidade de implementação de políticas públicas que viabilizem acesso aos direitos específicos desta população.
Dentre os encaminhamentos definidos, está o desenvolvimento de atividades ligadas à Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a ser realizada dentro da 18ª Parada LGBTQIA+. A programação contempla entrevistas com personalidades e representantes do público em questão. Ficou definido ainda, a participação dos coletivos e apoio ao evento que acontecerá dia 24 de setembro, na região do Mercado Distrital.
Além da Diretoria de Direitos Humanos da Semas, estiveram presentes, representantes do SOMOS Gerais (Coletivo LGBTQIAPN+), do Conselho Regional de Psicologia (CRP), do grupo Cellos/MG, do Conselho Municipal de Educação (Comed), do Movimento Gay de Divinópolis (MGD), da Casa de Acolhimento Irmã Scheilla (Cais), do Mulheres que Amam Mulheres (MAN), da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.