A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil) deu início ontem (24/7) à terceira onda da pesquisa.
Os pesquisadores estarão, juntamente com os agentes comunitários de saúde, visitando as residências selecionadas, devidamente identificados com o crachá. A pesquisa visa produzir informações estratégicas para subsidiar políticas para a promoção do envelhecimento saudável e melhora da atenção à saúde nas faixas etárias mais velhas.
O Elsi-Brasil é uma pesquisa nacional sobre as condições de vida e saúde das pessoas com 50 anos ou mais. O objetivo geral é investigar a dinâmica do envelhecimento da população brasileira e seus determinantes, assim como a demanda dessa população para os sistemas sociais e de saúde. Um objetivo adicional do Elsi-Brasil é permitir comparações internacionais com estudos longitudinais de envelhecimento de outros países, tais como “Health and Retirement Family of Studies”.
Em cada fase da pesquisa são realizadas entrevista domiciliar, entrevista individual e medidas físicas, compreendendo pressão arterial, antropometria e avaliação da capacidade funcional. Nos domicílios sorteados, um adulto é convidado para responder à entrevista domiciliar e todos os moradores com 50 anos ou mais são convidados para a entrevista individual e realizar as medidas.
A pesquisa é conduzida em 70 municípios situados nas diferentes regiões do país. Em Minas Gerais, somente as cidades de Belo Horizonte, Capelinha, Coroaci, Divinópolis, Orizânia e Salinas foram selecionadas para este estudo. A primeira onda do Elsi-Brasil foi conduzida em 2015-16 e a segunda onda em 2019-21.
A Semusa ressalta que é muito importante que os cidadãos participem da entrevista e recebam os pesquisadores. Em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde mais perto de sua residência.