19 AGO 2013
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Desafiando os Limites, Diminuindo as Diferenas, o tema da Semana Municipal da Pessoa com Deficincia, que ocorrer entre os dias 25 e 31 de agosto em Divinpolis. Este o primeiro ano que todas as entidades realizaro as atividades em conjunto, com o apoio da Prefeitura de Divinpolis atravs Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej) e o Centro Municipal de Convivncia Salviano Avelar. Sero desenvolvidas vrias palestras e atividades durante a semana com o intuito de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as pessoas com deficincia e promover a integrao entre as entidades. Durante a semana haver debate sobre a importncia da psicologia na vida da pessoa com deficincia e a famlia, apresentao do Projeto Fonte de Luz, palestras sobre primeiros socorros, integrao social, preveno de DSTs, AIDS , hepatite, palestra com atleta paraolimpica Rosana de Carvalho Bastos. Alm de participao dos deficientes na reunio ordinria da Cmara Municipal de Divinpolis e Cadeirada Unificada. O secretrio de Esportes e Juventude, Rmulo Duarte, ressalta a importncia de apoiar o trabalho realizado pelas instituies que trabalham na luta de defesa dos direitos das pessoas com deficincia. Apoiar essa iniciativa para o governo municipal importante porque refora nossa viso e nossas aes voltadas para o esporte paraolmpico. A semana est sendo organizada pelas instituies: Adefom, Apae/ Instituto Helena Antipoff, Projeto Fonte de Luz, Escola Raio de Sol, Sociedade dos Surdos, Escola AAVIDA. A programao est aberta ao pblico, mas destinada para os deficientes. Programao Abertura da semana Desafiando os limites, Diminuindo as Diferenas - domingo (25/08) de 10h s 14h na Praa Dom Cristiano (Praa da Catedral). Durante o evento sero oferecidos servios sociais, apresentao de dana e show com grupo Elas e Banda Tekilas. Segunda-feira (26/08) - A Secretaria de Esportes e Juventude promove atividades esportivas voltadas para o deficiente, de 8h s 11h, no Ginsio Poliesportivo Fbio Botelho Notini. s 17h30 ser realizada uma palestra sobre primeiros socorros para os deficientes com o palestrante: sargento Gavioli, do 10 Batalho do Corpo de Bombeiros no Auditrio da Adefom. Tera-feira (27/08) - Haver passeata nas intermediaes da APAE com sada da sede da instituio nos seguintes horrios: 7h30 e 13h30 com o tema: Caminhando para celebrar. s 19h o Conselho Regional de Psicologia e Funedi-UEMG promovem frum de debates sobre o tema: Importncia da psicologia na vida da pessoa com deficincia e sua famlia. Local: Funedi-UEMG. Aps o frum de debate o Projeto Fonte de Luz apresenta o espetculo: Arte e Diversidade. Quarta-feira (28/08) - O Centro de Convivncia Salviano Avelar promove integrao social na Praa Otaviano de Souza (bairro Danilo Passos) de 9h s 10h30. s 15h o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Sade promover uma palestra sobre preveno DST/AIDS e hepatite. Local: Auditrio da Adefom. Quinta-feira (29/08) - A Secretaria de Desenvolvimento Social realizar ao, de 9h s 11h, para dar orientaes sobre defesa, direitos e servios prestados aos portadores de deficincia. Os temas abordados so: Cad nico, Pronatec e servios ofertados pelo Centro de Referncia em Assistncia Social (CRAS). Local: Auditrio da Adefom. s 14h haver participao das entidades na reunio ordinria da Cmara Municipal de Vereadores para lembrar a importncia da data. Sexta-feira (30/08) - A Secretaria de Esportes e Juventude promove palestra s 9h com a atleta paraolmpica e diretora de Desenvolvimento do Paradesporto do Governo do Estado de Minas Gerais, Rosana Pereira Bastos. Local: Auditrio da Adefom. Sbado (31/08) - Para fechar a Semana Municipal da Pessoa com Deficincia ser realizada neste dia a 2 Cadeirada Unificada. Os deficientes faro uma passeata, com sada da Praa do Santurio s 8h30, percorrendo as ruas 21 de Abril, Minas Gerais, Antnio Olimpio de Morais que se encerrar na Praa Jovelino Rabelo (quarteiro fechado da Rua So Paulo).