07 JUN 2023
Prefeitura inaugura o programa Saúde na Hora na unidade do São José
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite de ontem (6/6) o lançamento do programa “Saúde na Hora” na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) São José/Catalão.

O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde, que viabiliza a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e a oferta de todos os serviços essenciais da APS.

As unidades que possuem o programa contam com a composição mínima de profissionais na equipe, com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O horário da ESF antes do “Saúde na Hora” era de 7h às 17h, agora com a implantação do programa, funcionará das 7h às 22h.

O supervisor da unidade do São José/Catalão, Weverton Langsdorff, explicou sobre o funcionamento do programa. “Nosso objetivo maior é atender todos os usuários, principalmente os trabalhadores e aqueles que não tem possibilidade de vir durante o dia. As atividades serão as mesmas, então a vacinação, os atendimentos e consultas estarão disponíveis durante o dia e a noite”, afirmou.

O vereador Wesley Jarbas esteve presente na inauguração e comentou sobre o lançamento do programa. “É um ganho enorme para a região e para Divinópolis, pois todos os trabalhadores terão a possibilidade de serem atendidos após o horário de trabalho. É uma unidade que ainda vai receber muitas melhorias”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, a implantação do “Saúde na Hora” é muito importante para a região. “Estamos muito satisfeitos com a inauguração aqui na ESF São José, pois é uma unidade que possui um grande número de usuários, então a população já estava esperando essa ampliação”, ressaltou.

Segundo o prefeito Gleidson Azevedo, a saúde no município está melhorando a cada dia. “Agradeço todos os representantes que apoiaram a implantação do programa e ajudaram nas reformas da unidade. O Saúde na Hora é muito importante para os usuários, além de ajudar a desocupar a UPA, que é um local que possui alta demanda. Nós estamos trabalhando para que a saúde melhore ainda mais”, pontuou.

A Semusa destaca ainda que o “Saúde na Hora” não é uma extensão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas sim uma alternativa do Ministério da Saúde de ampliar o acesso a cobertura e o horário de atendimento nas unidades de saúde, buscando principalmente atender a população trabalhadora que não conseguem ir nas unidades no horário habitual.

Hoje, o programa funciona nas unidades de Ermida, Sagrada Família, Planalto, Belvedere, Tietê e Nossa Senhora das Graças.