07 JUN 2023
Semed anuncia cadastramento escolar para 2023/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre na segunda-feira (12/6), o Cadastramento Escolar 2023/2024 na rede municipal de ensino. A inscrição é isenta de pagamento.

O cadastro escolar tem como objetivo proceder à inscrição unificada dos candidatos às vagas na Rede Municipal de Ensino de Divinópolis em 2023/2024 para:
I - Educação Infantil - Creche, para crianças de 2 anos e 3 anos;
II - Pré-Escola, para crianças de 4 e 5 anos;
III - Unidades Escolares que atenderão exclusivamente em tempo integral.

As inscrições para o Cadastro Escolar serão feitas de forma online, de 12 de junho a 4 de agosto de 2023, no site da Prefeitura de Divinópolis, através deste link www.divinopolis.mg.gov.br. Os pais ou responsáveis legais deverão acessar o endereço eletrônico para inscrever o candidato.

O planejamento do atendimento escolar será formado com base nos dados obtidos no Cadastro Escolar, na análise do fluxo escolar e na capacidade física das unidades escolares, observando-se a organização das turmas e das faixas etárias, segundo a legislação vigente. Por isso, é FUNDAMENTAL, que os pais não percam o prazo de inscrição e cadastrem seus filhos!

Poderá se inscrever no Cadastro Escolar:

I- Candidato que completar 5 anos até 31 de março de 2024; nascidos de 01/04/2018 a 31/03/2019.
II - Candidato que completar 4 anos até 31 de março de 2024; nascidos de 01/04/2019 a 31/03/2020.
III - Candidato que completar 3 anos até 31 de março de 2024; nascidos de 01/04/2020 a 31/03/2021.
IV - Candidato que completar 2(dois) anos  até 31 de março de 2024; nascidos de 01/04/2021 a 31/03/2022.

Tempo Integral

A Semed destaca que, a Rede Municipal de Ensino atenderá em horário integral crianças de 3, 4 e 5 anos completos até 31 de março de 2024. As crianças de dois anos serão atendidas em tempo parcial.

O horário integral será oferecido nas seguintes unidades educacionais: Escola Municipal São Sebastião (bairro São Sebastião), Escola Municipal Oribes Batista Leite (Planalto), CMEI Miguel Rodrigues Filho (Lagoa dos Mandarins) e Escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues (Copacabana).

As vagas do horário integral serão distribuídas conforme a capacidade das escolas e zoneamento da família.

Distribuição de vagas

O processo de cadastramento escolar, inclusive para candidatos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, será realizado de forma online no site da Prefeitura de Divinópolis: www.divinopolis,mg.gov.br

O encaminhamento para matrícula será por zoneamento, preferencialmente em Unidade Escolar próxima ao endereço residencial da criança. Trata-se de zoneamento a divisão do município em zonas territoriais compostas por escolas municipais próximas, que ofertam, a etapa da Educação Infantil, contendo os bairros, localidades rurais, regiões e adjacências da zona de circunscrição do candidato/criança, a fim correto encaminhamento para matrícula em escola mais próxima a sua residência.

Os candidatos de 2 e 3 anos, poderão ter vaga em Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino, desde que considerado o número de vagas oferecidas pelas Unidades Escolares e o zoneamento escolar. Caso o número de vagas seja inferior ao quantitativo de candidatos de 2 e 3 anos de idade inscritos, o provimento à vaga obedecerá à seguinte ordem:

- Crianças de maior idade (considerando data e hora do nascimento), Candidato sob medida de proteção com ordem judicial.

- Crianças de 4 e 5 anos de idade, terão vaga garantida em Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino, considerando o cumprimento da legislação em vigor, o número de vagas disponíveis e o zoneamento escolar.

- Crianças com irmãos na mesma Unidade Escolar, terão a vaga garantida, considerando o cumprimento da legislação em vigor, e o atendimento da Unidade Escolar.

É de responsabilidade dos pais ou responsáveis pela criança, acessar o site, para a inscrição e registro das informações referentes a sua matrícula, a fim de possibilitar o encaminhamento dentro dos critérios definidos.

Resultado final e matrícula

Os resultados da alocação de vagas serão divulgados na segunda quinzena de novembro de 2023, no site  www.divinopolis.mg.gov.br , no mesmo link do Cadastro Escolar.

A matrícula dos inscritos no Cadastro Escolar, será unificada na Rede Municipal de Ensino, e acontecerá de 20 a 30 de novembro de 2023.