09 AGO 2013
Prefeito anuncia repasse de R$1,7 milhão ao Hospital São João de Deus
O prefeito Vladimir Azevedo anunciou nesta sexta - feira (09/08) o repasse de R$1,7 milho ao Hospital So Joo de Deus. Os recursos sero aplicados na compra de medicamentos e suprimentos, necessrios para que a unidade de sade retome imediatamente o pleno atendimento a populao. A ao busca garantir aos muncipes a assistncia sade, comprometida pela grave crise financeira do Hospital So Joo de Deus, nica entidade credenciada em Divinpolis a atender pelo Sistema nico de Sade (SUS). Acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Resende, do diretor do HSJD, Euler de Paula Baumgratz, do secretrio de sade, Drcio Abud Lemos e do secretrio de fazenda, Antnio Castelo, Vladimir falou sobre a sua articulao junto ao Minsitrio Pblico, Governo do Estado e Unio, no sentido de pactuar novos recursos que possibilitem a reestruturao efetiva do hospital. A interveno do prefeito, com o apoio de lideranas polticas, possibilitou a liberao de recursos do Pro - Hosp (Programa de Fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do sistema nico de sade). Somados aos recursos do municpio, o repasse de quase dois milhes de reais possibilitar a compra de remdios e materiais bsicos para que a unidade funcione durante 30 dias, prazo para que novos recursos sejam pactuados. Na prxima segunda-feira, o prefeito se rene com representantes da Secretaria de Estado da Sade e do Ministrio da Sade em Belo Horizonte para discutir novas aes. Ns queremos a sada dessa crise buscando um redesenho contratual com clnicas e fornecedores, para que tenhamos uma sada de mdio e longo prazo. Esse dinheiro j est na conta do hospital para resolver o problema de curtssimo prazo como o caso da compra de remdios. Preocupado com esse redesenho de autosuficincia, estamos envolvendo todos os atores nesse processo, e, na segunda-feira, nos reuniremos para buscar novas pactuaes e aumento de tetos em vrios procedimentos pontuou o prefeito. Em entrevista , o diretor do HSJD deu detalhes sobre a situao financeira do Hospital So Joo de Deus. Mesmo com a greve de funcionrios, considerada legtima pelo diretor, 85% dos colaboradores continuam trabalhando. A deciso de restringir os atendimentos apenas nos casos de urgncia e emergncia, seja de usurios do SUS, convnio ou particular, foi tomada devido ao colapso financeiro. Sem dinheiro para cumprir os prazos com os fornecedores, faltam medicamentos bsicos, inclusive para o tratamento de pacientes que fazem quimioterapia. O dficit mensal de R$1,5 milho. Com certeza esse um flego a mais para o hospital que vive uma sria crise. Ns estamos trabalhando em um novo planejamento e j fizemos uma reunio com outros municipios, ouvindo as suas demandas de atendimento, principalmente na alta complexidade declarou o diretor Euler Baumgratz. Na oportunidade, Rodrigo Resende ressaltou a importncia da unidade de sade para todos os muncipes.Esse hospital de todos ns, e sem essa unio, no conseguiremos salvar o So Joo de Deus defendeu o vice-prefeito.