29 MAI 2023
Prefeitura realiza lançamento do programa Inova Moda Digital
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou hoje (29/5), o evento de lançamento do programa Inova Moda Digital.

Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, falou sobre a importância do programa para o município. “O Inova Moda Digital pode fazer a diferença na competitividade do nosso setor. Visamos sempre trabalhar o desenvolvimento econômico de Divinópolis através de planejamento, trazer uma visão de uma cidade inteligente e boa para investir. Isso nos remete ao ambiente de negócios, ter projetos estratégicos, através de setores propulsivos e o setor do vestuário da confecção e da moda é um deles, que são de extrema importância para o município”, explicou.

A vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, comentou sobre a necessidade de fomentar o setor da confecção no município. “Era necessário fomentar o setor da confecção e fazer com que o nosso município retornasse ao seu patamar. Divinópolis teve a sua história na confecção, que é extremamente importante, e precisamos dar continuidade. Para isso, é necessário que o município contribua e ajude na divulgação dessas confecções, mostrar que o nosso município produz muito e ainda é o setor da moda!  Em nenhum setor, vamos conseguir trabalhos sozinhos, precisamos de vocês e juntos vamos fazer muito mais por nossa cidade”, destacou.

O analista de Negócios do Sebrae, Dênis Magela, salientou o benefício do programa em prol dos empreendedores. “É importante este projeto, levando em consideração a necessidade de atender o nosso polo da moda. Isso só é possível porque o nosso município já é reconhecido como polo de confecção! Isso nos ajuda a trazer mais recursos para serem aplicados dentro das ações e a partir dessas capacitações, a fim de conseguir multiplicar esses recursos para trabalhar em prol dessa verticalização, capacitando os empreendedores de confecção”, reforçou.

A diretora do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Eliana Aparecida Chagas, comentou sobre a oportunidade oferecida pelo programa. “Este evento pode contribuir muito com o nosso polo da confecção, eu acredito que com essa parceria, com esse olhar inovador, teremos a oportunidade de decolar novamente ao nosso patamar! Temos que ser unidos para fazer dar certo! Devemos começar a olhar para dentro do nosso município, desenvolver e levar para fora”, salientou.
Estiveram presentes também no evento, os profissionais da Fiemg, o analista técnico Hugo Dias e a supervisora técnica Polyana Barbosa de Paula, que apresentaram os recursos do programa e a sua capacitação com o Senai.

A supervisora técnica, Polyana Barbosa, comentou sobre a necessidade de o Senai atender as empresas de confecção. “O Senai é muito conhecido pela capacitação de mão de obra com os nossos cursos de qualificação, aperfeiçoamento, aprendizagem e cursos técnicos na área de vestuário. Temos uma outra vertente que é o atendimento personalizado à empresa, nossa equipe de Serviço de Tecnologia e Inovação (STI), estamos desde o ano passado atendendo várias empresas e queremos atender também a confecção”, informou.

O analista técnico Hugo Dias explicou sobre as metas do programa e sobre as consultorias oferecidas pelo Senai. “A ideia é atender as micro e pequenas empresas, que tem como uma das metas atender 960 empresas com consultoria, com acompanhamento especializado e planos de ações que serão desenvolvidos para sua empresa. Para quem deseja começar algo do zero, o Senai também oferece consultoria de montagem de layout”, explicou.

Inova Moda Digital

O programa tem como objetivo oferecer consultorias gratuitas, com o intuito de contribuir com as micro e pequenas de facção e confecção, a fim de melhorar a eficiência do setor produtivo na criação de novos produtos. O empreendedor dentro do programa pode optar por aperfeiçoar o desenvolvimento de novos produtos ou o aumento da produtividade com a redução dos custos.

As consultorias fazem parte do programa Inova Moda Digital organizado pela Fiemg – Senai/Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conta com parceria da Semdes, Sala Mineira do Empreendedor de Divinópolis e Sinvesd.