24 MAI 2023
Nota de Esclarecimento – Atendimentos na Upa Padre Roberto
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Divinópolis, presta esclarecimentos sobre o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, no dia de ontem (23/5).

Durante todo o dia, 411 pessoas foram atendidas na unidade, dentre essas, 14 classificadas com “laranja”, 101 “amarelo”, 274 “verde”, 3 “azul” e 19 “branco”, conforme do Protocolo de Manchester, o que gerou um tempo maior de espera para atendimento médico.

No momento em que foi identificado o problema, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, junto à empresa Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP) gestora da UPA, tomaram providências para resolução do mesmo. Houve solicitação de reforços e foram dadas explicações a toda população que ali aguardava atendimento. Pacientes relataram que nos hospitais de atendimento particular o tempo de espera estava muito maior e por esse motivo optaram por comparecer a UPA, o que contribuiu para o aumento do número de pedidos de atendimentos no local.

Além do atendimento à porta, o número de pacientes que se encontram em observação e que também precisam de atendimento é significativo. Outro ponto que se torna imprescindível esclarecer é que a escala médica estava acima da preconizada. Ontem havia seis clínicos e dois pediatras no período diurno e três clínicos e dois pediatras no período noturno. Mesmo diante do tempo maior de espera, nenhum paciente deixou de ser atendido, não houve recusa de atendimento e nenhum paciente aguardou atendimento de 8h da manhã até o período noturno.

A Semusa trabalha diariamente para melhorias na unidade UPA Padre Roberto, priorizando sempre a segurança, conforto e, principalmente, melhor atendimento a toda a população. A secretaria vem executando também outras providências como a abertura do ambulatório de doenças respiratórias na Policlínica que visará acolher os pacientes com sintomas gripais, de modo a propiciar a redução significativa de pacientes que, pelo mesmo motivo, buscam atendido na Rede de Urgência e Emergência.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024