22 MAI 2023
Semusa contempla 1.172 doses de vacinas na UFSJ
A Prefeitura de Divinópolis, através da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, de 16 a 19 de maio, uma ação intensiva de vacinação na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Ao todo, foram contempladas 1.172 doses de vacinas, sendo: 519 doses contra gripe/influenza; 398 doses contra covid-19, com a Pfizer bivalente; 85 contra meningite C; 80 contra difteria e tétano, com doses duplo adulto; 47 contra hepatite B; entre outras. Alunos, professores e demais colaboradores receberam a imunização.

A ação foi realizada com foco na atualização da caderneta vacinal, com atualização do calendário de rotina, além das doses das campanhas que estão em vigor, contra: meningite C, gripe/influenza e covid-19, com a dose bivalente.

De acordo com a professora do Curso de Enfermagem, Valéria Conceição de Oliveira, a vacinação é uma estratégia fundamental na prevenção de doenças. “Muitos estudantes e professores estão em serviços de saúde, no cuidado com as pessoas e, por isso, é primordial que estejam vacinados.  Estar com a vacinação em dia, mais do que uma ação individual, é um pacto pela saúde de toda a comunidade”, ressaltou.

O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, explicou que a melhoria das coberturas vacinais está diretamente ligada às estratégias que facilitam o acesso e a adesão aos imunizantes. “A vacinação in loco permitiu maior adesão e contribuiu para que os discentes, docentes e profissionais de apoio da UFSJ pudessem estar protegidos contra as doenças imunonopreviníveis, permitindo que tenham mais saúde, qualidade de vida, sem impedir o curso natural das suas atividades educacionais, laborativas e sociais”, destacou.