22 MAI 2023
Creas inicia trabalho de acolhimento para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Equipe de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), iniciou o Plano de Contingência, que intensifica o trabalho de acolhimento, para pessoas em situação de rua.

Em razão da existência das baixas temperaturas e presença de frio intenso, a Equipe de Abordagem Social começou a disponibilizar cobertores, toucas e meias à população em situação de rua, aqueles que se manifestem contrários ao atendimento nos espaços de acolhimento existentes no município e desejosos pela permanência nas ruas.

A distribuição faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para as Pessoas em Situação de Rua do Município que tem como premissa a constituição de uma Rede Integrada de Atenção que pressupõe a gestão intersetorial com ações interdisciplinares, integrais e transversais para garantir os direitos dessa parcela da população.

Dentre as várias ações do plano, a partir do dia 5 de junho, com o intuito de garantir os direitos da pessoa em situação de rua, será adotado o serviço de albergamento, conforme parceria firmada com a Comunidade Sacramento de Amor, com o apoio da Comunidade Missão Maria de Nazaré e do Centro Espírita Jesus de Nazaré. O albergue será oferecido em período noturno, de 19h às 7h e se destina apenas ao acolhimento noturno e oferta de alimentação.

Durante esse período, a equipe de Abordagem Social intensificará o trabalho nas ruas para acolhida das pessoas. O plano de contingência para as pessoas em situação de rua tem suas atividades planejadas até o dia 31 de julho, podendo se estender, caso seja necessário e persistindo as baixas temperaturas.

A Semas reforça que a campanha para arrecadação de agasalhos e cobertores continua. O posto de coleta das doações fica na sede, localizada na rua Lincoln Machado, nº 59, Centro, próximo à entrada do Parque da Ilha.